Militares terão idade mínima para aposentadoria, diz Jungmann

Publicado em Economia

ALESSANDRA AZEVEDO

O governo não desistiu de fixar idade mínima para os militares dentro do projeto de reforma da Previdência Social. Foi o que avisou o ministro da Defesa, Raul Jungmann, em conversa com jornalistas estrangeiros hoje. Segundo ele, no caso dos militares, porém, a idade mínima será de diferente das propostas para a maioria dos trabalhadores, de 65 anos para homens e de 62 para mulheres.

 

Pelos cálculos do governo, o projeto fixando a idade mínima para militares deve ser enviado ao Congresso ainda no fim deste mês ou em junho. Esse prazo vem sendo aventado tanto por técnicos do Ministério do Planejamento quanto do Ministério da Fazenda. A decisão final, contudo, está com o presidente Michel Temer.

 

Jungmann foi taxativo ao ser questionado pelos jornalistas: “Deve, sim, haver uma idade mínima para militares”. Ele ressaltou que os militares devem estar em boas condições físicas para exercerem suas funções, por isso, a idade mínima para a categoria deve ser diferente. “Do militar se exige uma plena capacidade”, assinalou. Hoje, os militares vão para a reserva com 30 anos de serviços prestados, independentemente da idade.

 

A meta do governo é fechar a idade mínima para aposentadoria dos militares o mais rapidamente possível. Para isso, destacou o ministro da Defesa, o Conselho Militar de Defesa se reunirá nesta quinta-feira, 18, afim de discutir o tema. O objetivo do governo é chegar a um consenso sobre a idade mínima e encaminhar o projeto ao Congresso.

 

No que depender dos técnicos da equipe econômica, o militares devem seguir, pelo menos, o que foi fixado para os policiais no projeto de reforma que está tramitando no Congresso: idade mínima para aposentadoria de 55 anos tanto para homens quanto para mulheres.

 

Mesmo essa propostas, que é considerada muito boa pela Fazenda, tem enfrentado resistência entre os integrantes das Forças Armadas. Eles querem manter tudo como está. No ano passado, a Previdência dos militares registrou rombo de R$ 32 bilhões.

 

Brasília, 13h39min