Meirelles na Casa Civil é forte opção se Padilha cair

Publicado em Economia

POR ANTONIO TEMÓTEO

 

Assessores do presidente Michel Temer avaliam que a possível queda do ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, após o fogo amigo José Yunes, pode levar o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, para o Palácio do Planalto.

 

Interlocutores de Temer relembram que Meirelles comanda atualmente as finanças públicas, o orçamento e a economia já dá sinais de retomada. Na Casa Civil, teria influência sobre todos os setores do governo e condições de fazer o Executivo decolar.

 

Sem os principais aliados, alvejados pela Operação Lava-Jato, Temer poderia adotar essa solução para tentar restabelecer a sua combalida credibilidade. Além disso, abriria espaço para Meirelles convidar para o governo mais um economista de peso que manteria o mercado tranquilo.

 

Vale lembrar, ressaltam os palacianos, que Meirelles tem conseguido apoio dos diversos partidos da base aliada, entre eles o PSDB, para aprovar propostas para recuperar as finanças públicas. Sua ida para a Casa Civil, entretanto, fortaleceria uma possível candidatura a Presidência da República em 2018 e incomodaria caciques de outros partidos.