Marcelo Labuto será novo presidente do BB. Mas, se ganhar, Bolsonaro pode substituí-lo

Publicado em Economia

Está batido o martelo. Paulo Rogério Caffarelli vai deixar a presidência do Banco do Brasil e será substituído por Marcelo Labuto. A princípio, será uma Presidência de transição, pois não se sabe se o vencedor das eleições manterá o comando do BB intacto. Bolsonaro, que lidera as pesquisas de intenção de voto, havia pedido ao presidente Michel Temer que suspendesse todas as nomeações até que se saiba o resultado das urnas.

 

Caffarelli, cuja saída do BB foi antecipada pelo Blog na quarta-feira, irá presidir a Cielo, empresa que administra máquinas de cartão de crédito e que viu sua liderança ser abalada pela entrada de concorrentes de peso nas transações com dinheiro de plástico. Ele começou no BB como menor aprendiz. Licenciou-se para exercer cargos no governo.

 

Quando Dilma Rousseff era presidente, Guido Mantega o convidou para ser secretário-executivo do Ministério da Fazenda, o segundo cargo mais importante na hierarquia da pasta. Com Michel Temer no Planalto e Henrique Meirelles comandando a economia, Caffarelli foi colocado na Presidência do BB. Hoje ele passa três dias por semana fora de Brasília, sobretudo em São Paulo. Uma das razões para a mudança de emprego é passar mais tempo em Brasília, onde vive a família.

 

Labuto é também é funcionário de carreira do BB, instituição na qual atua desde 1992. Foi presidente da BB Seguridade. Atualmente, é vice-presidente de Negócios e Varejo.

 

Brasília, 18h18min