Marcelo Caetano comandará associação mundial de seguridade social

Publicado em Economia

ALESSANDRA AZEVEDO

 

O secretário de Previdência do Ministério da Fazenda, Marcelo Caetano, foi eleito para o cargo mais alto, de secretário geral, da Associação Internacional de Seguridade Social (AISS). A eleição aconteceu nesta sexta-feira (7/12), em Genebra, na Suíça.

 

O mandato começa em fevereiro do ano que vem e tem a duração de seis anos, até 2025. Até 31 de dezembro, Caetano continuará no governo, participando da transição. “Hoje fui escolhido pelos membros da Associação Internacional da Seguridade Social para ser o próximo secretário-geral dessa importante instituição. Sinto orgulho por representar nosso país e por ser o primeiro secretário-geral oriundo de uma economia emergente nessa instituição com mais de 90 anos de tradição”, afirma.

 

Na fase final, Caetano concorria com outros quatro candidato: dois belgas, um francês e um chileno. Ele será responsável por dirigir as atividades da AISS, um organismo ligado à Organização Internacional do Trabalho (OIT), com intuito de aprimorar os serviços de seguridade social no mundo, em três grandes linhas: treinamento, consultoria e certificações.

 

Marcelo Caetano foi o responsável por elaborar a reforma da Previdência do governo de Michel Temer, enviada ao Congresso Nacional em dezembro de 2016. “Agradeço ao presidente Temer, aos ministros Henrique Meirelles, Eliseu Padilha e Eduardo Guardia, por conduzirem uma proposta de reforma da previdência tecnicamente embasada na qual durante todo o processo de negociação se manteve fiel aos nortes de tornar a previdência mais igualitária e sustentável e por deixar na sociedade brasileira o legado da consciência da existência do problema e que a reforma da previdência é necessária para sua preservação”, diz.

 

Ele diz ainda que “gostaria de expressar a admiração pelo trabalho profissional desenvolvido pela imprensa nesse período em que estou a frente da Secretaria de Previdência. Meus profundos agradecimentos ao Ipea — minha segunda casa — que criou um ambiente de trabalho que me tornou o profissional que hoje sou”.

 

Brasília, 18h00min