Manter Martha Seillier à frente do PPI é decisão acertada de Guedes

Publicado em Economia

ROSANA HESSEL

 

O Ministério da Economia transformou o Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) em uma secretaria especial e ela será chefiada pela secretária Martha Seillier, que estava à frente do PPI na Casa Civil e é bem vista pelo mercado.  “A diretriz dada pelo ministro Paulo Guedes é maximizar esforços conjuntamente com a Secretaria de Desestatização, Desinvestimentos e Mercados para acelerar o programa de privatização de empresas estatais”, informou a pasta.

 

A decisão de manter Martha à frente do PPI em uma secretaria especial e não como um apêndice da secretaria de Desestatização, de Salim Mattar, é acertada, pois a executiva vem executando um bom trabalho à frente do programa, de acordo com empresários. Mestre em economia pela Universidade de Brasília, Martha é servidora pública especializada em Gestão Pública e é considerada integrante da ala dos bons quadros do funcionalismo.

 

Durante a vista do presidente Jair Bolsonaro na Índia, na semana passada, por exemplo, Martha foi quem mais se destacou entre os integrantes do governo que mal sabiam falar inglês. Até mesmo o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, mal conseguiu se fazer entender, segundo um representante de uma das entidades presentes ao evento, pois seu discurso, além de pouco claro, teve um viés mais ideológico.

 

“Muitos não entendem o discurso ideológico de alguns ministros e, quando Martha começa a falar dos projetos e dos investimentos do programa, os empresários dizem: isso eu entendo. É isso que queremos ouvir”, contou um executivo de uma multinacional ao Blog. Segundo ele, na viagem que Bolsonaro fez à China, foi a mesma coisa. Martha se destacou entre os demais ministros tanto pelo inglês perfeito quanto pela desenvoltura em que apresenta os projetos do PPI.