Maia parte para cima de Lorenzoni e muda pauta da CCJ

Publicado em Economia

RODOLFO COSTA

O presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, Felipe Francischini (PSL-PR), já sabe que não conseguirá colocar a reforma da Previdência como pauta prioritária para segunda-feira, 15 de abril.

 

O presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), se articulou para demovê-lo da ideia e manter a votação do Orçamento impositivo, como pressiona o Centrão, em uma clara derrota do ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni.

 

Em conversas com líderes do Centrão e demais lideranças, Maia bancou que o Orçamento impositivo, de relatoria do deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), entrará como a pauta prioritária da CCJ.

 

Os deputados estão furiosos com a articulação política feita pela Casa Civil e se revoltaram com a interferência feita por Lorenzoni ao influenciar Francischini a colocar a reforma da Previdência antes da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do Orçamento impositivo.

 

A atuação de Maia nos bastidores é uma resposta a Lorenzoni de que a articulação precisa mudar. Ou microderrotas, como a reviravolta confessada por líderes ao Blog, ocorrerão com frequência maior.

 

Caso o ministro da Casa Civil não mude, os insucessos poderão ser maiores, com possibilidade de fracassos à aprovação da reforma da Previdência na Câmara.

 

Brasília, 15h29min