Luciano Huck diz que general Villas Bôas é exemplo de vida

Publicado em Economia

INGRID SOARES

Possível candidato à Presidência da República em 2022, com todos os seus passos acompanhados de perto por seguidores de Jair Bolsonaro, o apresentador Luciano Huck foi a grande estrela do lançamento do instituto criado pelo general Villas Bôas — a instituição leva o nome do militar — na noite desta quarta-feira (04/12).

A presença de Huck e a ausência de Bolsonaro no evento chamaram a atenção dos presentes. Muitos especularam a possibilidade de parte da caserna já estar construindo uma alternativa eleitoral, menos radical, para as eleições presidenciais de 2022. Huck, no entanto, ressaltou que estava ali por ser amigo e grande admirador de Villas-Bôas. E destacou que o general é “um exemplo de vida” para ele.

 

Durante sua fala, Huck exibiu uma série de vídeos sobre reportagens que ele fez sobre o trabalho do Exército em várias partes do Brasil. Muitas das viagens foram a convite do general, que comandou o Exército entre 2105 e 2019. O apresentador também mostrou entrevistas que fez com familiares do militar. Emocionou boa parte dos presentes.

 

Antes do evento, alguns convidados levantaram a possibilidade de Huck ser hostilizado pela plateia, majoritariamente defensora de Bolsonaro. Mas, para alívio dos organizadores, a recepção foi extremamente calorosa. E o carinho demonstrado por Huck em relação ao general quebrou todas as resistências. Não por acaso, ao final do evento, os presentes fizeram filas para tirar selfies com o apresentador.

 

Sobre o instituto

 

O Instituto General Villas Bôas (IGVB) é uma iniciativa pessoal e filantrópica do militar para preservar a memória de seu trabalho no Exército, promover debates sobre o desenvolvimento do Brasil e apoiar pessoas com doenças raras e crônicas e com deficiências a terem informação e acesso às chamadas tecnologias assistivas, que ajudam a mantê-las ativas.

 

A primeira área de trabalho do Instituto General Villas Bôas será a preservação de suas ideias e de seu trabalho de décadas como oficial do Exército brasileiro. O objetivo do IGVB é organizar o acervo pessoal e profissional do general e torná-lo disponível, em diversos meios, para especialistas, para pesquisadores e para as novas gerações.

 

A segunda área de trabalho será a promoção de debates e estudos sobre temas estratégicos para o país, como Amazônia, Defesa, Segurança. O IGVB também terá tem como objetivo motivar pessoas com doenças raras, crônicas ou deficiências e suas famílias a se manterem produtivas, além de combater o alto nível de desinformação a respeito do assunto. Em 2016, o General foi diagnosticado com ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica).

 

Nesta quinta-feira (05/12), o instituto promoverá um grande debate com autoridades e especialistas, como o inglês Mick Donegan, autoridade em Tecnologias Assistivas. O tema da palestra dele será: Escute meus olhos! Movimento dos olhos para comunicação, lazer, e criatividade.

 

Brasília, 20h30min