Loucura na Apex: diretores nem foram nomeados e já usam salas, carros e computadores

Publicado em Economia

A loucura na Agência de Promoção a Exportações e Investimentos (Apex) não se restringe ao gabinete da presidência, da qual Alex Carreiro não quer abrir mão, mesmo tendo sido demitido pelo ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo.

 

Dois dos indicados pelo ministro para a diretoria da Apex, Márcio Coimbra e Letícia Catelani (foto), ainda não foram nomeados mas já estão usando a estrutura da agência desde segunda-feira, 7 de janeiro. Estão com salas, carros e computadores à disposição, inclusive tendo acesso a informações confidenciais do órgão.

 

Foto: Twitter

 

Letícia, apontada como pivô da demissão de Carreiro, já está ocupando a sala de Márcia Nejaim, que continua oficialmente como diretora. Márcia é mulher do secretário do Tesouro Nacional, Mansueto Almeida.

 

Demissão

 

Carreiro foi demitido por Ernesto Araújo por meio do Twitter. Mas ele continua dando expediente na Apex, sob a alegação de que somente o presidente da República, Jair Bolsonaro, pode demiti-lo. Carreiro tomou posse oficialmente no comando da Apex em 3 de janeiro.

 

A Apex se tornou a mais nova crise do governo Bolsonaro. Desde que ele tomou posse, o governo vem sendo marcado por uma série de fatos controversos e de muitos recuos, indicando que não há unidade na administração. A falta de experiência está prevalecendo.

 

Os funcionários da Apex estão atônitos. Desde a quarta-feira, quando Ernesto Araújo demitiu Carreiro, cujo currículo é fraquíssimo (ele não fala inglês, requisito básico para  cargo), tudo parou. Ninguém consegue trabalhar por conta da confusão que se instalou na agência.

 

A expectativa é de que Bolsonaro tome um decisão sobre os rumos da Apex ainda nesta quinta-feira, 10 de janeiro, sob o risco de prolongar uma crise que está arranhando a imagem de um governo que acabou de tomar posse sob forte apoio popular.

 

No que depender de Ernesto Araújo, a Apex será comandada pelo embaixador Mário Vilalva.

 

Brasília, 16h01min