Levy monta gabinete no BNDES e despacha com ex-assessores

Publicado em Economia

ROSANA HESSEL

O futuro presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Joaquim Levy, já começou a despachar na sede da instituição, no Rio de Janeiro, antes mesmo de o novo governo começar.

 

O ex-ministro da Fazenda levou, inclusive, dois escudeiros da época em que chefiou a equipe econômica de Dilma Rousseff durante 11 meses de 2015: Fabrício Dantas, ex-secretário-executivo adjunto do ministro; e Marcella Campos, ex-chefe da assessoria econômica do gabinete.

 

Levy e os assessores têm sido vistos pelos corredores do BNDES diariamente. O ex-ministro tem realizado reuniões com a atual diretoria e com superintendentes da instituição e também despachado com o gabinete da presidência do banco, atualmente comandado por Dyogo Oliveira, ex-ministro do Planejamento do governo Michel Temer.

 

Formado pela Universidade de Chicago, Levy deixou a Fazenda no fim de 2015 e, em fevereiro do ano seguinte, foi para Banco Mundial para o cargo de diretor-geral e diretor financeiro da instituição. Ele segue a mesma cartilha do futuro ministro da Economia, Paulo Guedes, que frequentou a mesma escola.

 

Dantas foi o interlocutor do ministro junto aos secretários estaduais de Fazenda no Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz). Deixou o cargo pouco antes de o ministro sair do comando da pasta, no fim de 2015 e, atualmente, é subsecretário de Fazenda do Rio de Janeiro para assuntos jurídicos. Marcella passou por Harvard e ficou na Fazenda entre março de 2015 e junho de 2016. Atualmente, é assessora da presidência da Petrobras.

 

Brasília 18h50min