A largada da corrida presidencial de Rodrigo Maia

Publicado em Economia

DENISE ROTHENBURG

O DEM marcou a data para colocar o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, oficialmente na roda das pré-candidatos a presidente da República. Será em 26 de fevereiro, na convenção do partido.

 

“Vou apresentar o nome dele. Teremos 12 candidatos a governador, nossa bancada cresceu, não tem por que deixarmos de ter candidato a presidente da República. O Rodrigo está preparado”, diz o líder da bancada, Efraim Filho (DEM-PB), que, de recesso e com a filha de um ano e meio no colo, combina esse jogo com a cúpula dos Democratas.

 

Não custa registrar: em 26 de fevereiro, o país já terá passado pelo carnaval e, se tudo correr de acordo com o cronograma montado pelo próprio Maia, a reforma da Previdência também já estará aprovada na Câmara.

 

Assim, cumprido seu compromisso com o governo, o comandante Rodrigo terá meios de cuidar da própria vida. Será o primeiro presidenciável a fechar fevereiro com o aval do partido. Nem Geraldo Alckmin, que preside o PSDB, conseguiu essa proeza até agora. Henrique Meirelles, por sua vez, ainda não recebeu publicamente o apoio dos caciques do PSD.

 

Na primeira fila

 

O PMDB não moverá um músculo enquanto o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, e o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, se aquecem para a disputa ao Planalto. Ali, a avaliação é a de que quanto mais o tempo passa, mais a economia melhora e o partido de Michel Temer ganha mais importância nesse jogo para outubro.

 

Brasília, 10h50min