Coronavirus2 Foto: ANDREAS SOLARO/ AFP

Laboratórios agropecuários poderão fazer exames de Covid-19

Publicado em Economia

Na tentativa de acelerar o processo de testagem para o novo coronavírus, sobretudo porque milhares de pessoas estão sendo enterradas Brasil afora sem a causa mortis confirmada, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou os Laboratórios Federais de Defesa Agropecuária (LFDAs) a fazerem exames para a Covid-19.

 

Segundo a Anvisa, “o objetivo da medida é ampliar a capacidade laboratorial nacional para o diagnóstico da Covid-19, diante da atual situação de emergência em saúde pública internacional”. O órgão informa que a rede de laboratórios agropecuários é coordenada pelo Ministério da Agricultura e apresenta alta capacidade analítica e proficiência em diversos métodos e diagnósticos.

 

A agência garante que a suspensão de algumas exigências não exime os laboratórios agropecuários de atender os requisitos técnicos para garantir a qualidade e a segurança das análises para o diagnóstico da Covid-19. A autorização valerá, em princípio, por seis meses, mas pode ser renovada se a situação exigir.

 

Os laboratórios que comporão a força-tarefa estão localizados em Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Sul e São Paulo.

 

Brasília, 17h19min