Itaú Unibanco corta juros do cheque especial

Publicado em Economia

HAMILTON FERRARI

O Itaú Unibanco se antecipou ao resultado da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) e anuncia mais uma redução na taxa de juros do cheque especial para os clientes que recebem salários em conta-corrente da instituição. O corte, informa o banco, foi de 1,5 ponto percentual, para 10,86% ao mês.

 

O fato de o Itaú Unibanco reduzir os juros do especial, mesmo diante da possibilidade de manutenção da taxa básica (Selic) pelo Banco Central em 6,50% ao ano, indica que ainda há um longo caminho para que essa modalidade de crédito fique mais baratas.

 

É importante ressaltar que o cheque especial é a última modalidade de crédito que os consumidores devem recorrer, devido aos juros elevadíssimos. Entrar no especial é muito fácil, uma vez que os recursos estão disponíveis. O difícil é sair dele. Muita gente incorpora o limite do especial ao salário.

 

Não por acaso, os próprios bancos estão fazendo uma ampla campanha para que o cheque especial só seja utilizado em casos de emergências. As instituições também estão oferecendo linhas mais baratas para que o saldo negativo na conta-corrente possa ser financiado, em parcelas, a juros mais baixos, a partir do 30º dia de uso, como acontece no rotativo do cartão de crédito.

 

O Itaú Unibanco informa que, no ano, a queda acumulada do cheque especial é de 1,88 ponto percentual.

 

Brasília, 14h31min