Idade mínima maior na Previdência faz Bolsa disparar

Publicado em Economia

GABRIEL PONTE

A declaração do Secretário de Previdência Social, Rogério Marinho, nesta tarde (14/02), de que um dos pontos previstos na proposta da reforma Previdência será o estabelecimento de idade mínima de 65 anos, para homens, e 62 anos, para mulheres encheu os olhos dos donos do dinheiro. O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores de São Paulo (B3), que operava na normalidade, próxima à estabilidade, antes do comunicado, virou para forte alta. No momento, o índice acumula forte avanço de 1,59%, aos 97.437 pontos.

 

Os agentes econômicos assimilaram, positivamente, em um primeiro momento, a idade-mínima para aposentadoria. Além disso, o período de transição deverá ser de 12 anos, segundo informações de Marinho. Na prática, a reforma deve prever a economia de R$ 1 trilhão em um período de dez anos. No momento, os ativos mais negociados são os papéis preferenciais da Petrobras (+2,42%), ativos ordinários do Banco do Brasil (+4,07%) e as ações do Itaú Unibanco (+1,41%).

 

As três empresas mencionadas possuem peso considerável na composição de carteira teórica do Ibovespa, contribuindo para o avanço do índice. Além disso, o dólar norte-americano fechou a sessão de negócios em queda de 0,27%, sendo negociado a R$ 3,742. Os investidores repercutiram o encontro de Bolsonaro com a equipe técnica do projeto nesta quinta-feira. Segundo Marinho, a expectativa é de que o texto possa ser encaminhado ao Congresso Nacional até 20 de fevereiro.