Ibama ameaçou fiscais de prisão se mexessem com urubus em apartamento

Publicado em Economia

A Secretaria de Patrimônio da União (SPU) terá que esperar algumas semanas para retomar o controle de um apartamento pertencente ao governo, avaliado em mais de R$ 1 milhão, que foi invadido por urubus. Fiscais do órgão foram ameaçados de prisão pelo Ibama caso mexessem com as aves, pois há dois filhotes que ainda não têm condições de voar. Seria crime ambiental.

 

O apartamento, de quase 140 metros, fica no Bloco D da Quadra 304, na Asa Norte, uma das áreas mais nobres de Brasília. O imóvel havia sido colocado à venda pela SPU por meio de edital lançado em maio último, mas não foi vendido. E não poderá ser tão cedo. A SPU já está preparando um novo edital, com outros imóveis, mas não incluirá na lista o ocupado pelos urubus.

 

Urubu1

Fotos: Breno Fortes/ CB Press

 

A SPU, vinculada ao Ministério do Planejamento, informa que já comprou telas para lacrar as janelas e varandas dos apartamentos funcionais que estão vazio. Isso será feito no imóvel da 304 Norte tão logo os urubuzinhos consigam voar.

 

Retrato do descaso

 

O ocupação de um imóvel milionário por urubus é o retrato do descaso do governo com o patrimônio da União. Mostra que não há controle algum sobre os imóveis, que, segundo os especialistas, já deveriam ter sido vendidos. Não há nada que justifique o governo deter 544 imóveis em Brasília para abrigar funcionários que vêm de fora.

 

Além de o custo de manutenção ser altíssimo, as pessoas que ocupam os imóveis, em grande maioria, não têm o menor cuidado com eles. Quando os devolvem, muitos estão em estado deplorável. Em tempos de escassez de recursos, de promessa de corte de gastos, seria melhor se desfazer desses empreendimentos.

 

Urubu

 

Técnicos do Planejamento garantem que a orientação é vender os imóveis. Nas várias tentativas nos últimos meses, houve frustração, devido ao péssimo momento da economia. Corretores de imóveis dizem que não é só isso: os preços definidos pela SPU são muito elevados, acima da média de mercado.

 

Brasília, 18h27min