Augusto Heleno - Ed.Alves-CB-D.A Press Foto: Ed.Alves/CB/D.A Press

Heleno nunca foi santinho. É o mais radical dos militares que cercam Bolsonaro

Publicado em Economia

Quem acompanha o dia a dia do Palácio do Planalto não se surpreendeu com as declarações do ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Augusto Heleno, que abriram nova  crise entre o governo e o Congresso. O general acusou o Legislativo de “chantagem” por causa da aprovação do Orçamento impositivo, que dá direito ao Legislativo de manejar R$ 30 bilhões, e incitou o presidente Jair Bolsonaro a “convocar o povo às ruas”.

 

“Rapaz, nós não podemos aceitar esses caras chantagearem a gente o tempo todo. Fodam-se”, afirmou Heleno na terça-feira (18/02), em áudio captado pela transmissão de evento no Palácio da Alvorada durante conversa com os ministros da Economia, Paulo Guedes, e da Secretaria de Governo,  Luiz Eduardo Ramos.

 

No entender do general, existem “insaciáveis reivindicações de alguns parlamentares”, que reduzem “substancialmente” o orçamento do Executivo. Depois de tais declarações, ele reclamou de invasão de privacidade. A conversa, porém, foi captada pela transmissão da cerimônia feita na conta oficial no Facebook do próprio Bolsonaro.

 

Personagem

 

“Aquele Heleno pacificador, que aparece diante das câmaras, não existe. É um personagem que ele criou”, diz um integrante do Palácio do Planalto. “Na verdade, ele é o mais radical dos militares que cercam o presidente Bolsonaro”, acrescenta. “Basta passar um dia no Planalto para constatar a realidade”, emenda.

 

Heleno foi um dos primeiros militares a se engajarem na campanha de Bolsonaro. Ele não se furtou de sair às ruas em todas as manifestações em favor do então candidato à Presidência da República e não economizou nos impropérios contra à oposição ao agora presidente.

 

Recentemente, Heleno deixou escapar ser favorável à volta do AI-5, o instrumento mais duro da ditadura, defendido por um dos filhos do presidente, o deputado Eduardo Bolsonaro. Segundo o ministro, se o Brasil registrasse protestos semelhantes aos observados no Chile, algo teria de ser feito. Para ele, um “novo AI-5” exigiria estudos.

 

“O general tem um pensamento autoritário. Não por acaso é tão próximo de Bolsonaro”, destaca outro integrante do Planalto. “Uma coisa é o Heleno num evento público. Outra, é o Heleno atuando nos bastidores”, acrescenta.

 

Por mais que queira amenizar suas declarações,  Heleno provocou o Congresso, que já ameaça não tocar os projetos de interesse do governo, sobretudo as reformas. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, chamou o chefe do GSI de “radical ideológico”. Para o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, “nenhum ataque à democracia será tolerado pelo Parlamento”.

 

Brasília, 15h28min