Governo reforça acenos em direção à China

Publicado em Economia

RODOLFO COSTA

O governo federal está alinhado com China. A visita do presidente Jair Bolsonaro aos Estados Unidos reforçou a necessidade de o Executivo dar sinalizações ao governo chinês de que o Brasil deseja manter o bom relacionamento comercial com a segunda economia do planeta.

Os acenos estão sendo feitos. O ministro-chefe da Secretaria de Governo, Santos Cruz, está jantando nesta quinta-feira (18/4) na casa do embaixador chinês, Yang Wanming, acompanhado dos demais embaixadores do Brics.

 

Em maio, o vice-presidente Hamilton Mourão e a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, estarão em Pequim para a reativação da Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação (Cosban).

 

Promessa

 

A ideia do governo é manter o diálogo com a China e refutar qualquer imagem de que o Brasil não deseja manter relações com o país. Tanto que Bolsonaro se comprometeu com Wanming que fará uma visita ao país no segundo semestre.

 

A participação de Santos Cruz no jantar com os embaixadores do Brics é mais um aceno de prestígio do governo ao grupo. Afinal, o governo chinês é o maior parceiro comercial brasileiro e um dos maiores investidores em terras tupiniquins.

 

O diálogo entre Santos Cruz e os chineses vem se estreitando desde o lançamento da Frente Parlamentar Brasil-China, coordenada pelo deputado Fausto Pinato (PP-SP), presidente da Comissão de Agricultura da Câmara.

 

Construção

 

O ministro compareceu à cerimônia e, de lá para cá, as relações se fortaleceram. Na manhã desta quinta (18/04), Santos Cruz se reuniu com o presidente para a América Latina da Citic Construction, Tong Tianbing, e o gerente de projetos, Ma Xuefeng, para discutir pautas de investimentos em infraestrutura no Nordeste no âmbito do Programa de Parcerias e Investimentos (PPI), que está sob a alçada da Secretaria de Governo.

 

A Citic é subsidiária de construção e engenharia do Citic Group, um conglomerado estatal chinês considerado um dos maiores do mundo no setor. Pinato aproximou Santos Cruz do grupo chinês responsável por essas empresas e, agora, discutem a expansão dos investimentos no mercado brasileiro.

 

Além deles, o ministro conversa sobre a expansão de investimentos no setor de telecomunicações. Nesta quinta, ele também se encontrou com os vice-presidentes da empresa Huawei, Eduard Zhou e Ruijun Zhang.

 

Brasília, 21h58min