Goldfajn cobra do governo envio de projeto que garante autonomia do BC

Publicado em Economia

POR ANTONIO TEMÓTEO

Durante audiência pública no Senado Federal, o presidente do Banco Central (BC), Ilan Goldfajn, aproveitou o discurso para cobrar do governo o envio de projeto que garanta autonomia da autoridade monetária.

Ele relembrou que quando esteve no colegiado para ser sabatinado para o posto que ocupa atualmente, externou a visão de que a autonomia do BC é importante. “Essa visão permanece a mesma e a ela se junta a percepção de que precisamos revisitar e, no que couber, propor a modernização do marco legal para a atuação do Banco Central”, disse.

Goldfajn detalhou que considera importante que, no momento oportuno, o governo apresente ao Congresso Nacional propostas para aprimorar esses marcos. O presidente do BC só aceitou o posto após o Executivo garantir que ele manteria o foro privilegiado. Atualmente, isso ocorre porque ele possui status de ministro.

O presidente da República, Michel Temer, e o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, se comprometeram em enviar ao Congresso uma proposta para definir que o foro privilegiado para o presidente e para diretores do BC esteja garantido em lei. Entretanto, o tema ainda não chegou ao Legislativo.