Gasolina por até R$ 3,25 e parcelada em três vezes no cartão

Publicado em Economia

HENRIQUE MENEZES

 

O que a crise econômica não faz. Com as vendas abaixo do esperado, os postos de combustíveis estão lançando mão de todo tipo de promoção para reforçar o caixa. Isso inclui reduzir os preços da gasolina para até R$ 3,25 o litro e parcelar o conta em até três vezes no cartão de crédito.

 

Segundo gerentes de 10 postos visitados pelo Blog no Distrito Federal, o desemprego e a renda em queda afastaram muitos consumidores dos postos. E quem continuou frequentando os estabelecimentos aumentou o prazo entre um abastecimento e outro. “Ainda estamos operando, em média, com vendas 20% abaixo dos momentos de pico do consumo de combustível”, diz um dos gerentes.

 

Para o analista contábil Célio Teles, 39 anos, mesmo mais barata, a gasolina está pesando muito no orçamento das famílias, sobretudo daquelas que não podem abrir mão do carro. “Tudo ficou muito caro nos últimos anos. Isso reduziu muito nosso poder de compra. A gasolina mais barata ajuda, mas não dá para ficar usando o carro além do estritamente necessário”, afirma.

 

Segundo a servidora Ana Castro, 54, a ordem na casa dela foi trocar o carro pelo ônibus sempre que possível. “Temos que nos reeducar. Muitas vezes tiramos o carro da garagem para ir ao supermercado que fica a poucos metros de casa. Isso é um absurdo”, destaca. “Com o orçamento apertado, temos que cortar tudo, inclusive a gasolina. Estou botando todo mundo em casa para andar de ônibus e a pé. A economia está valendo a pena”, acrescenta.

 

Brasília, 18h30min