Morre o economista Ronaldo Nogueira, um dos pioneiros no mercado de capitais

Publicado em Economia

Faleceu no Rio de Janeiro, nesta terça-feira (10), o economista Ronaldo Augusto da Frota Nogueira, 79 anos. Um dos pioneiros no mercado de capitais, que participou em diversos órgãos, instituições e comitês. Morreu de insuficiência renal após três meses de internação. Deixa a esposa e três filhos.

 

Foi um dos colaboradores do grupo de trabalho que contribuiu para a criação da Lei do Mercado de Capitais, em 1965 e fundador do Comitê de Divulgação do Mercado de Capitais (Codimec) e da Associação Brasileira dos Analista do Mercado de Capitais (Abamec).

 

Participou também de Conselhos de Administração, da Associação Brasileira das Empresas de Capital Aberto (Abrasca) e da criação do Instituto Brasileiro de Relações com Investidores (IBRI) e do Instituto Nacional de Investidores (INI). Ajudou a criar o Fundo Brasil, primeiro a reunir investimentos estrangeiros pulverizados no mercado acionário brasileiro, nos anos 80. Pela sua experiência também foi conselheiro de outros fundos estrangeiros, como o Fundo da Coreia.

 

Nascido em Fortaleza, Ceará, Ronaldo formou-se em Economia pela UFRJ com graduação em Mercado de Capitais pela NYU, e trabalhou na área financeira em Nova York. Mas foi no Rio que constituiu família e fez sua carreira profissional. Formou-se em Economia pela UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro.

 

Era dono da IMF Editora, que publicou vários livros voltados para a temática de Relações com Investidores e fundador da Revista RI, que está completando 19 anos de excelente performance.