Equipe econômica está fechada. Pedro Parente pode ir para a Petrobras

Publicado em Sem categoria

POR ROSANA HESSEL

 

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, já bateu o martelo sobre os nomes que comporão a equipe econômica. No ministério, com exceção de Jorge Rachid, da Receita Federal, todos os secretários serão substituídos. O ministro já recebeu o aval do presidente em exercício, Michel Temer, para fazer as trocas.

 

Ilan Goldfajn vai mesmo para o Banco Central. A equipe da Fazenda, contará com Carlos Hamilton, Mansueto Almeida, Marcos Mendes (já confirmado) e Tarcísio Godoy (secretário executivo, que já está trabalhando). Na nova cara da Fazenda, a Secretaria de Acompanhamento Econômico deve desaparecer de vez da estrutura.

 

Tudo indica que Pedro Parente, ex-ministro da Casa Civil de Fernando Henrique Cardoso, deve assumir a presidência da Petrobras.

 

Meirelles está com a agenda lotada nesta segunda-feira. Além de um encontro com o presidente do BC, Alexandre Tombini, para  definir a transição no comando da instituição e ouvir relatos sobre como o banco está vendo a economia e dos desafios que estão colocados, Meirelles falará com o ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, para tratar de uma solução para a Eletrobras, que só tem esta semana para publicar seu balanço.

 

Se não o fizer, a estatal terá que pagar antecipadamente R$ 44 bilhões em bônus que estão em poder de credores. As ações da companhia poderão ser retiradas do pregão da Bolsa de Nova York.

 

Brasília, 10h10min