Embraer decide paralisar operações no Brasil até 31 de março

Publicado em Economia

ROSANA HESSEL

 

A Embraer decidiu, neste domingo (22/03), paralisar as operações no Brasil e colocar os funcionários de suas fábricas em território nacional o afastamento temporário remunerado até 31 de março, em virtude da pandemia de Covid-19, provocada pelo novo coronavírus.

 

Desde a semana passada, quem podia trabalhar em home office, já não estava indo ao trabalho. Agora, essa decisão vale para toda a produção para evitar maiores contágios da doença. A determinação é de uma licença remunerada aos funcionários até o fim do mês. A diretoria vai monitorar a situação para decidir os próximos passos.

 

A fabricante de aviões possui unidades em São José dos Campos, Taubaté, Sorocaba, Gavião Peixoto, Botucatu, Campinas, no estado de São Paulo, e em Belo Horizonte e em Florianópolis. Apenas em São José dos Campos, onde fica a sede, existem três fábricas.

 

A companhia emprega cerca de 16 mil trabalhadores no país.  “Manteremos apenas poucas atividades essenciais em operação. Os funcionários que estão em home office continuam trabalhando remotamente. A Embraer também está avaliando a situação nos demais países em que opera e informará em breve a decisão”, informou a companhia, em nota.

 

Nos próximos dias, a direção da empresa vai analisar a situação e, “junto com os governos e sindicatos locais, tomar a decisão mais adequada para proteger os funcionários do contágio pelo coronavírus e, ao mesmo tempo, proteger o nosso negócio, de forma que todos sofram o menor impacto possível”.  “A empresa informará a todos sobre as próximas decisões até o dia 30 de março”, concluiu o comunicado.