DIVISÃO NO BC

Publicado em Sem categoria

Boa parte do mercado financeiro está convencida de que o Banco Central elevará a taxa básica de juros (Selic) na reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) da próxima semana. Mas ainda não há consenso entre os diretores sobre o aumento. A divisão é grande. Todos reconhecem que a inflação se tornou um fardo, mas há divergências se realmente a alta da Selic agora trará os resultados esperados. A meta do presidente do BC, Alexandre Tombini, é de construir um consenso. Mas será difícil não haver votos contrários ao arrocho, se a maioria optar por ele.

 

Os diretores do BC têm procurado, nas conversas dentro do governo, expor todos os argumentos a favor e contra o aumento dos juros. Garantem que, em nenhum momento, houve qualquer cobrança formal da presidente Dilma Rousseff e do ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, sobre o tema. “Nem Tombini, nem os diretores foram procurados pela presidente e pelo ministro para discutir sobre juros. Portanto, a decisão que for tomada será técnica, sem influência política”, ressalta um dos mais respeitados técnicos da autoridade monetária.

 

O BC reconhece que a carta divulgada por Tombini, na última sexta-feira, na qual culpa o governo pela inflação de 10,67% em 2015, reforçou a aposta na elevação dos juros. O documento, no entanto, foi mais um ato institucional com o intuito de reforçar a credibilidade da instituição do que um compromisso definitivo com o aperto monetário. O banco sabe que tem parcela de responsabilidade por o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ter chegado a dois dígitos, mas preferiu posar de bom moço com a promessa de que fará todo o possível para levar a inflação ao centro da meta, de 4,5%, até o fim de 2017.

 

Expectativas

 

A visão da ala do BC que é contrária ao aumento da Selic alega que, sozinha, a medida não fará qualquer efeito na trajetória de inflação, e corre o risco de estimular mais carestia. O problema do país hoje é fiscal. Enquanto não houver a certeza entre os agentes econômicos de que o governo está realmente comprometido com a arrumação das contas públicas, de nada adiantará o Copom agir. O único efeito dos juros mais altos será empurrar a economia para o buraco, com queda do Produto Interno Bruto (PIB) que pode encostar nos 5% neste ano.

 

No grupo que apoia a subida da Selic, o argumento mais forte é a necessidade de retomar a credibilidade e o controle das expectativas de inflação, que vêm se deteriorando semana após semana. Há o reconhecimento de que o BC se comprometeu com mais juros e não entregá-los enterrará de vez o único foco de respeito que resta no governo. Justifica-se que a elevação pode ser bem mais moderada do que o mercado espera, o suficiente para dar tempo de a Fazenda apresentar um contingenciamento consistente de receitas do Orçamento, o que está previsto para fevereiro.

 

O problema é que todas as vezes em que o Copom despejou esperança na Fazenda, se deu mal. Não se pode esquecer que, em 2012, mesmo com a inflação apontando para cima, Tombini e companhia deram início a um processo de baixa de juros, a ponto de a Selic cair para o nível mais baixo da história, de 7,25%. A presidente Dilma aproveitou o movimento para declarar guerra aos juros altos, e forçou os bancos públicos a irem na mesma direção. Como se sabe, tudo deu errado. A Selic está no nível mais alto desde 2006 e consumidores e empresas nunca pagaram tão caro, segundo a série histórica do BC, para tomar empréstimos. Mais que isso: nunca o BC de Tombini entregou a inflação no centro da meta.

 

Medo de traição

 

De volta de uma viagem à Basileia, Suíça, o presidente do BC aproveitará os próximos dias para fechar uma posição firme do Copom, seja pela alta dos juros, seja pela queda da Selic. Ele sabe que a instituição não pode errar mais. E teme ser traído pelo governo, que prega a autonomia da autoridade monetária, mas, ao mesmo tempo, trabalha para ressuscitar, de forma disfarçada, a nova matriz econômica que prevaleceu no primeiro mandato de Dilma e levou o país para o atoleiro. Não há, na visão de técnicos do BC, como Nelson Barbosa dizer que o governo prepara incentivos ao crédito e assegurar que nada será como antes.

 

Barbosa, por sinal, nunca mereceu a confiança do BC. Ele sempre foi apontado por técnicos da instituição como o mentor de várias das medidas que deram base à nova matriz econômica. Para assessores de Tombini, é difícil confiar no ministro que deu início à onda de deterioração das expectativas inflacionárias em agosto do ano passado ao encaminhar ao Congresso uma proposta de Orçamento para 2016 com deficit de R$ 30,5 bilhões. Naquele momento, a perspectiva dos integrantes do Copom era de começar a reduzir as taxas de juros, devido à depressão da economia.

 

Queda livre o PIB

 

» Para Carlos Thadeu de Freitas Gomes, economista-chefe da Confederação Nacional do Comércio (CNC), ao aumentar os juros, o BC deve se preparar para a queda livre do PIB e uma onda de quebradeira de empresas.

 

Taxa real e 8,5%

 

» Nas contas de Thadeu, com a desaceleração da inflação a partir deste mês e a alta da Selic, os juros reais passarão de 7,5% para 8,5% ao ano. Não há atividade produtiva que resista a tal nível de arrocho monetário.

 

Brasília, 08h30min