Desemprego bate recorde e vai a 11,3%. IBGE diz que 11,6 milhões estão sem trabalho

Publicado em Economia

O governo insiste que a economia já começa a dar sinais de recuperação, mas o desemprego não dá trégua. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística ( IBGE), a taxa de desocupação bateu novo recorde e atingiu 11,3% no trimestre encerrado em junho.

 

Pelos cálculos do IBGE, 11,6 milhões de brasileiros estão sem trabalho. E aqueles que continuam no mercado veem a renda cair. O salário médio, em junho, ficou em R$ 1.972, com queda de 4,2% em relação a junho do ano passado, mostra a Pnad Contínua.

 

Para especialistas, não há perspectiva de recuperação tão cedo para o mercado de trabalho. Antes de começarem a contratar, quando a economia voltar a crescer, as empresas tenderão a usar a capacidade ociosa e a priorizar a mão de obra já empregada.

 

Com o desemprego se acelerando, o consumo das famílias, um dos principais motores da economia, continuará em retração. Na opinião de Newton Rosa, economista-chefe da Sul América Investimentos, no máximo, o Produto Interno Bruto (PIB) crescerá entre 0,5% e 1% em 2017. E nada garante que a recuperação, depois de dois de recessão, será sustentada.

 

Brasília, 09h17min