Pobreza Foto: Albert Ko

Crise expulsou quase 6 milhões de brasileiros da nova classe C

Publicado em Economia

Dados da Fundação Getúlio Vargas, baseados em informações divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram que quase 6 milhões de brasileiros foram expulsos da chamada nova classe C entre 2014 e 2018.

 

Pelos cálculos do economista Marcelo Neri, da FGV, em 2014, a nova classe média representava 56,8% da população brasileira. No ano passado, depois de um longo período de recessão econômica, essa participação caiu para 53,9%.

 

A nova classe C se consolidou durante os governos de Fernando Henrique Cardoso e Lula, sobretudo por causa do controle da inflação e do aumento real do salário mínimo. Com o crescimento da economia, o desemprego chegou a cair a 4,9% em 2014.

 

As estripulias feitas por Dilma Rousseff na economia, porém, começaram a minar o bem-estar dessa nova classe média. A alta da inflação foi corroendo o poder de compra dos trabalhadores e, aos poucos, o fantasma da pobreza voltou a assustar muitas delas.

 

Desigualdade

 

O IBGE apontou que as pessoas que vivem na pobreza, com renda mensal média de R$ 233, representam 12,2% da população do país. São 25,3 milhões de brasileiros. Em 2014, eles eram 9,8% da população, o menor índice da série.

 

A história mostra que não há outro caminho para a redução da pobreza que não seja o crescimento econômico sustentado. Sim, as políticas sociais, como o Bolsa Família, são importantes, mas é o emprego de qualidade que permite a ascensão social.

 

Os brasileiros mais pobres precisam de atenção especial, com uma boa educação. Infelizmente, não é o que se está vendo hoje. O governo está perdido. O presidente da República ainda não desceu do palanque. Tornou-se um especialista em criar crises.

 

Mantido o atual quadro de balbúrdia na administração federal, em que aqueles que decidem estão mais preocupados com uma agenda de costumes, será muito difícil ver o Brasil acabar com a praga da pobreza.

 

Pelos cálculos de Marcelo Neri, da FGV, mesmo que o Brasil cresça, em média, 2,5% ao ano, só voltaremos a ostentar índices de pobreza semelhantes a 2014 em 2030. É tempo demais para um país tão desigual e injusto.

 

Brasília, 15h01min