Comissão de Direitos Humanos pede apuração de PM que “ameaçou” manifestantes

Publicado em Economia

SARAH PERES

A postagem realizada por um policial militar em uma rede social, como mostrou o Blog, causou alvoroço nesta quarta-feira (15/5). A publicação foi realizada enquanto uma equipe de militares se deslocava para a manifestação da greve geral da educação, que ocorre desde a manhã, na Esplanada dos Ministérios. A Comissão de Direitos Humanos da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) acionou a corregedoria da Polícia Militar para apuração do caso. A corporação alega que o material está sendo analisado.

 

“E vamos todos para o extra na esplanada brincar com os comunas”: este é o texto postado com uma foto no Instagram. A imagem mostra dez policiais em um ônibus da PM. A frase foi interpretada como uma ameaça aos manifestantes. Esta também é a análise da comissão da CLDF, a qual recebeu uma denúncia em decorrência da frase.

 

O deputado distrital Fábio Félix vai acionar a corregedoria da Polícia Militar, para que sejam realizados os devidos esclarecimentos sobre a postura do servidor e as providências cabíveis pela ação. “A publicação é grave e ameaça aos direitos humanos, à liberdade de protesto, ambos garantidos pela Constituição Federal. Essa violação precisa ser investigada pelas autoridades competentes. Não vamos aceitar que essa conduta fique impune”, declara.

 

Sobre o caso, o secretário de Segurança Pública, Anderson Torres, publicou no Twitter: “A postagem do militar da PMDF não condiz com o elevado padrão profissional daquela instituição e contraria as normas de conduta preconizadas pela SSPDF. Determinei que seja aberto procedimento administrativo para análise do caso.”

 

Em nota, o Centro de Comunicação da Polícia Militar informou que a imagem está sendo “analisada pela corregedoria e não temos como dar uma resposta agora. Estamos apurando todos os fatos envolvendo a publicação do policial”.

 

A manifestação

 

A greve geral da educação ocorre contra os cortes na educação realizados pelo governo do presidente Jair Bolsonaro. Entre as reivindicações está a revogação da decisão pelo fim das bolsas oferecidas aos estudantes de mestrado e doutorado das universidades de todo o país, o corte de 30% das verbas na educação pública federal e a reforma da previdência.

 

Brasília, 14h20min