Comemoração dos 12 anos de existência do ICMBio sofre censura

Publicado em Economia

MARIA EDUARDA CARDIM

Em meio à crise ambiental causada pelas queimadas da Amazônia, a comemoração dos 12 anos de existência do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), realizada na quarta-feira (28/8), gerou polêmicas. De acordo com nota da Associação dos Servidores do Ibama (Asibama), enquanto os servidores se reuniram para comemorar, o presidente do órgão, Homero Cerqueira, assinava documento interno desautorizando a comemoração organizada pelos servidores, com o argumento de que todos deveriam trabalhar na operação Verde Brasil.

O ofício foi assinado às 9h22, quando a comemoração já estava acontecendo. No documento, o presidente do ICMBio afirma que “as comemorações neste momento serão substituídas pelo emprego da força de trabalho na Operação Verde Brasil, direcionado a proteger o bioma amazônico”.

O ato, convocado como Assembleia pela Asibama reuniu cerca de 100 participantes para debater a crise ambiental enfrentada e as dificuldades que os servidores enfrentam no trabalho. O documento afirma ainda que os atos previstos no interior da sede e em horário de expediente não estavam autorizados.

Pelas redes sociais, Cerqueira postou uma foto, que mais tarde foi apagada, com a legenda que reclamava da comemoração marcada. “Festa no ICMBio sem autorização do corpo diretivo. Total falta de respeito com a nação brasileira”, postou. Mais tarde, o presidente do órgão postou uma foto para comemorar os 12 anos do instituto.

“Hoje é um dia especial e histórico. O ICMBio completa 12 anos e a melhor forma que encontramos para prestigiar nossa Instituição é a entrega que nossos companheiros estão fazendo: longe de suas famílias e abrindo mão do conforto, estamos em campo defendendo a nossa Amazônia. Mesmo nessa condição, sujeitos à críticas da imprensa mas, movidos pelo amor ao Instituto, à biodiversidade, ao país e compromisso com as futuras gerações”, disse na legenda. Alguns internautas questionaram a exclusão da outra foto.

A íntegra do ofício pode ser acessada em: SEI_ICMBio – 5751968 – Ofício Circular (1)