Com negativa de habeas corpus pelo STJ, situação de Lula de complica

Publicado em Economia

A prisão do ex-presidente Lula está mais próxima. Com a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) de negar o pedido de habeas corpus feito pela defesa do petista, a Polícia Federal acendeu o sinal de alerta. É quase impossível que Lula consiga obter alguma decisão judicial a seu favor antes das 17h desta sexta-feira (6/4), quando expira o prazo dado pelo juiz Sérgio Moro para que ele seja preso.

 

O clima no PT é de desespero. Integrantes do partido estão assustados com a iminente prisão de seu líder maior. A contagem regressiva já começou. Uma ala importante da legenda está aconselhando o ex-presidente a se entregar. Mas a ala mais radical diz que Lula deve ignorar o prazo dado por Moro e partir para o confronto. Ele está desde a quinta-feira (5/4) à noite na sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.

 

Alguns petistas estavam apostando em um surpresa por parte do Supremo Tribunal Federal (STF), mas um ministro diz que não se pode esperar nada da Corte, não neste momento, para favorecer Lula. Esse ministro afirma que uma liminar impetrada pelos advogados do PEN (Partido Ecológico Nacional), com o intuito de impedir as prisões em segunda instância até o julgamento das Ações Direta de Constitucionalidade (ADCs) 43 e 44, que tratam do tema, tem pouca chance de prosperar no plenário do STF.

 

O ministro, que é favorável à manutenção da prisão em segunda instância, ressalta que, se essas ADCs forem pautadas, ele pedirá vistas para que se mantenha a jurisprudência atual.