CEB define quadro de diretores e promete maior eficiência

Publicado em Economia

O futuro governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, aprovou ontem os nomes dos novos diretores da Companhia Energética de Brasília (CEB), todos escolhidos pelo presidente indicado da companhia, Edison Garcia. Eles assumirão os cargos em 7 de janeiro próximo. Para a diretoria de Planejamento e Gestão de Risco, será nomeado Rogério Boueri, atual diretor de Desenvolvimento Institucional do Instituto de Pesquisa Aplicada (Ipea).

 

A diretoria de Finanças e Relações com Investidores ficará sob responsabilidade do economista Alexandre Guimarães, hoje diretor de Gestão de Pessoas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Para a diretoria técnica, o indicado é Paulo Afonso Machado, atual diretor técnico da CEB Holding. No caso da CEB Lajeado, o escolhido foi João Wellisch, engenheiro eletricista, formado pela Universidade de Brasília (UnB). Para a CEB Geração, vai o advogado Luiz Eduardo Sá Roriz.

 

Segundo Edison Garcia, que é procurador federal e responde, atualmente, pela presidência do INSS, a recomendação do governador eleito é para que a futura diretoria recupere a credibilidade da CEB. “Nossa missão será dar maior eficiência à gestão, de forma que a companhia cumpra todas as suas obrigações da melhor maneira possível”, diz. “Isso vale para a iluminação pública, para a distribuição e para geração de energia”, acrescenta.

 

Também será importante, no entender do presidente indicado para a CEB, dar uma demonstração clara à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), responsável pela regulação e fiscalização do mercado de capitais, que vem questionando a empresa por causa de reiteradas reclamações de acionistas minoritários. A CEB tem ações negociada em Bolsa de Valores. “É claro o descontentamento dos minoritários”, afirma Garcia.
Uma das primeiras ações da futura diretoria será o lançamento de um programa de renegociação de dívidas de clientes da companhia. Por causa da crise econômica, a inadimplência nas contas de luz aumentou muito.

 

QUEM É QUEM

 

Presidência: Edison Garcia, atual presidente do Instituto Nacional de Previdência Social (INSS). É advogado, procurador federal. Foi Superintendente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), presidente da Associação de Investidores do Mercados de Capitais, secretário de Planejamento do Governo de Mato Grosso. Tem LLM em direito societário e mercado de capitais no Ibmec-Insper.

 

Diretoria de Planejamento e Gestão de Risco: Rogério Boueri, PhD em economia pela University of Maryland at College Park (EUA) e mestre em Economia pela Fundação Getúlio Vargas. Atualmente, é diretor de Desenvolvimento Institucional do Instituto de Pesquisa Aplicada (Ipea). Foi presidente do Conselho Administração da Caixa, consultor para Financiamento de Eficiência Energética da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

 

Diretoria de Finanças e Relações com Investidores: Alexandre Guimarães, economista, estudou na Universidade de Brasília (UnB). Tem pós-graduação em administração financeira pelo Icat-DF. Atualmente é o diretor de Gestão de Pessoas do INSS), trabalhou em várias instituições financeiras, foi sócio da Plenis Investimento e da AEG Investimentos.

 

Diretoria técnica: Paulo Afonso Machado, engenheiro eletricista formado pela Escola Federal de Engenharia de Itajubá, MG. É funcionário da CEB desde 1987, onde ocupou a diretoria de Gestão da CEB Distribuidora de 2007 a 2010. Atualmente, é diretor técnico da CEB Holding.

 

CEB Lajeado: João Wellisch, engenheiro eletricista, formado pela Universidade de Brasília (UnB), com especialização na Escola Federal de Engenharia de Itajubá (MG). É assessor da presidência do INSS. Tem especialização na área de controle. Trabalhou em diversas empresas de engenharia, foi consultor técnico do Metrô DF.

 

CEB Geração: Luiz Eduardo Sá Roriz, advogado, com pós-graduação em direito público. Ocupou o cargo de sub-procurador-geral, de Consultor Jurídico do GDF. Foi diretor de Desenvolvimento e Comercialização da Terracap.

 

Brasília, 20h35min