CEB convoca assembleia para definir privatização

Publicado em Economia

A Companhia Energética de Brasília (CEB) está mais próxima de vender a sua rede de distribuição, que acumula dívida superior a R$ 1 bilhão. Para isso, a empresa enviou comunicado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e às bolsas de valores convocando Assembleia do Conselho de Administração para esta sexta-feira, 24 de maio, que convocará uma Assembleia Geral Extraordinária para daqui 15 dias a fim de deliberar sobre o assunto.

 

A CEB vive seu momento mais dramático. Além de estar sem caixa para tocar serviços básicos, como o de cobrança de inadimplentes, corre o risco de perder a concessão de distribuição. Em reunião nesta semana com a diretoria da empresa, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) avisou que poderá declarar a caducidade da concessão da companhia, ou seja, cassar a autorização para a CEB fornecer eletricidade.

 

Desde o ano passado, a CEB vem descumprindo, sistematicamente, os índices de eficiência definidos pela Aneel. Quer dizer, a empresa não está entregando a seus clientes, os moradores do Distrito Federal, serviços com o mínimo de qualidade. Não por acaso, as queixas contra a companhia só aumentam.

 

Perdas

 

A proposta da CEB é entregar para investidores o controle da distribuição de energia, como forma de se capitalizar. O dinheiro injetado pelos novos sócios permitirá o equacionamento de dívidas e a retomada de investimentos, hoje, inexistentes. A CEB Distribuição praticamente se transformou em uma empresa pagadora de salários.

 

Para se ter uma ideia da ineficiência da CEB Distribuição, há uma fatura de dívidas em atraso superior a R$ 640 milhões e não há equipes para reaver parte desses débitos. O maior temor dos atuais dirigentes da CEB é a perda da concessão. Se isso acontecer, a holding que controla a empresa terá que assumir toda a estrutura da distribuição sem qualquer receita para bancar os gastos.

 

Atualmente, a CEB Geração é lucrativa. Mas os ganhos não são suficientes para cobrir as perdas com a distribuição. No que depender do governador Ibaneis Rocha, a venda do controle acionário da CEB Distribuição ocorrerá ainda neste ano.

 

Brasília, 15h10min