Carteira de motorista, documento do carro e multa: tudo digital

Publicado em Economia

ANTONIO TEMÓTEO

 

» Desde novembro, os brasilienses podem usar a carteira de habilitação digital. Pelo menos 200 mil condutores possuem o documento com QR Code. Basta baixar o aplicativo da CNH digital nas lojas virtuais e fotografar o documento para ser apresentado para o Departamento de Trânsito (Detran) em caso de necessidade.

 

CRVL digital

 

» Além de carregar a carteira de motorista no celular, os condutores terão a mesma facilidade para o documento do veículo. A Resolução nº 720, publicada em 13 de novembro no Diário Oficial da União (DOU), criou o CRLVe, que é a versão digital do documento do veículo. O aplicativo, que está em fase de testes, deverá estar à disposição dos motoristas no próximo ano.

 

Notificações eletrônicas

 

» Outra novidade é o Sistema de Notificações Eletrônicas (SNE). Ao se cadastrar, o usuário poderá inserir ou excluir seus veículos e receber infrações aplicadas pelos órgãos de trânsito. O proprietário poderá visualizar os detalhes de cada infração e optar pelo seu reconhecimento. Dessa forma, terá a possibilidade de pagar a multa com 40% de desconto.

 

Brasília, 10h34min