CAF faz doação para Brasil, Bolívia e Paraguai combaterem queimadas

Publicado em Economia

ROSANA HESSEL

O CAF, banco de desenvolvimento da América Latina (antiga Corporação Andina de Fomento), fará uma doação de US$ 500 mil para Brasil, Bolívia e Paraguai no combate às queimadas. O objetivo é que os recursos ajudem no atendimento das emergências ocasionadas pelos incêndios de florestas, de plantações e de pastagens nesses países, afetando a biodiversidade e a população desses territórios.

O valor destinado a cada país ainda será definido. A instituição também está colocando à disposição dessas economias uma linha de crédito emergencial aos três governos federais, com acesso facilitado e mais rápido. O presidente-executivo do CAF, Luis Carranza Ugarte, encaminhou neste sábado (24/08) uma correspondência dirigida aos presidentes de Brasil, Bolívia e Paraguai manifestando solidariedade da instituição com os danos e reafirmou seu compromisso com a proteção da biodiversidade da Amazônia e do Pantanal diante dos incêndios que queimaram milhares de hectares de florestas, cultivos e pastagens.

 

No documento, Ugarte informou a doação imediata aos países, destinada a ajuda humanitária e as atividades em curso para combater as chamas. “Expresso nossa solidariedade com os povos do Brasil, Bolívia e Paraguai diante das vítimas e sérios danos à biodiversidade de animais, florestas, plantações e pastagens afetadas pelos incêndios que atingiram a Amazônia e Pantanal. Diante dessa situação, o CAF oferece seu apoio para que essa área tão importante do planeta se recupere o quanto antes”, afirmou.

 

Fundado em 1970, o CAF é composto atualmente por 19 países, sendo 17 da América Latina e Caribe além de Espanha e de Portugal, e de 13 bancos privados. A entidade é uma das principais fontes de financiamento multilateral latino-americana.