Brasília registra deflação no INPC do primeiro bimestre de 2018

Publicado em Economia

HAMILTON FERRARI

 

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) de Brasília no primeiro bimestre é o mais baixo de todas as regiões pesquisadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A queda foi de 0,12% no período.

 

O INPC é calculado com base na variação de preços para as famílias com renda de um a cinco salários mínimos. O índice serve para corrigir as aposentadorias e pensões pagas pela Previdência Social, além de reajustar o salário mínimo.Em fevereiro, o índice da capital federal subiu 0,04%, mas tinha apresentado uma queda de 0,15% em janeiro.

 

No acumulado de 12 meses, o INPC de Brasília atingiu 1,63%, ficando abaixo da média nacional, que é de 1,81% (melhor média desde o Plano Real). A maior taxa fica por conta de Goiânia, a 3,43%, enquanto a menor é de Campo Grande, com 0,33% no período de 12 meses.

 

De acordo com o IBGE, o recuo de 0,36% nos produtos alimentícios em fevereiro contribuiu para a queda nos preços no Brasil. Em fevereiro, o INPC apresentou variação de 0,18% no país, atingindo o melhor resultado para o mês desde 2000, quando marcou 0,05%.

 

Brasília, 12h01min