Bolsa de Valores de SP supera 80 mil pontos pela primeira vez na história

Publicado em Economia

HAMILTON FERRARI

 

Pela primeira vez na história, a Bolsa de Valores de São Paulo (B3) atingiu o patamar de 80 mil pontos. O feito foi obtido no final da manhã desta terça (16/1), após alta de 0,32%.

 

O Ibovespa, principal indicador, foi influenciado pelos bons resultados das bolsas internacionais, principalmente a americana, que retomou hoje após o feriado de Martin Luther King na segunda (15/1). Além disso, há um otimismo quanto ao cenário econômico, que aponta uma expansão da atividade.

 

O cenário internacional também incentiva investimentos em países emergentes, como o Brasil, e ativos de risco, segundo analistas. O mercado não descarta que a Bolsa chegue a 90 ml pontos em 2018, diante da melhora no consumo e investimentos, apoiado em juros e inflação mais baixos.

 

Nas próximas semanas, os economistas estarão atentos ao julgamento do ex-presidente Lula no Tribunal Regional Federal da 4ª Região, em Porto Alegre. Três desembargadores darão votos para decidir se o petista cumprirá prisão por corrupção e lavagem de dinheiro.

 

Lula foi condenado em primeira instância, pelo juiz Sérgio Moro, a nove anos e seis meses de prisão. Segundo economistas, se o placar ficar em 3 a 0, o ex-presidente deve ficar fora das disputas eleitorais.

 

Caso fique em 2 a 1, ele pode pedir revisão, protelando a decisão e, consequentemente, se candidatar. O mercado não vê com bons olhos o nome do petista nas urnas em outubro. A votação será no dia 24 de janeiro.

 

Por volta de 15h15, o Ibovespa subia 0,46%, com 80.119 pontos. O dólar também estava em alta de 0,53%, em R$ 3,23.