Bolsa abre o dia em alta e o dólar, em queda

Publicado em Economia

HAMILTON FERRARI

O mercado financeiro ainda está reagindo favoravelmente à denúncia contra o ex-presidente Lula. Em sentença proferida na quarta-feira, 12, o juiz Sérgio Moro condenou Lula a nove anos e seis meses de prisão. Para os investidores, essa decisão deve tirar Lula da disputa pela Presidência da República em 2018.

 

Às 11h15min, o Ibovespa, índice de mede a lucratividade das ações mais negociadas na Bolsa de São Paulo, apontava alta de 0,20%, nos 65.056 pontos. Já o dólar caía 0,16%, cotado a R$ 3,203.

 

Os investidores estão confiantes de que a Justiça levará Lula à prisão antes do início da campanha eleitoral, como forma de tirar dele o discurso de que a prisão foi uma decisão política, uma forma de evitar que ele chegue novamente ao Palácio do Planalto, já que lidera todas as pesquisas de intenção de votos.

 

No entender dos analistas, Lula é uma ameaça ao ajuste fiscal, que depende da aprovação da reforma da Previdência Social. Segundo os investidores, Lula reassumiu o discurso raivoso que prevaleceu até 2002, quando ele adotou uma postura mais favorável à estabilidade da economia.

 

Os investidores vão acompanhar com lupa os movimentos do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), que deverá ratificar ou não a decisão de Moro. Não custa lembrar que o TRF-4 tem referendado mais de 90% das sentenças dadas pelo juiz responsável pelas investigações da Lava-Jato.

 

Brasília, 11h26min