Bolsa abre com queda de 4% e fica abaixo de 100 mil pontos

Publicado em Economia

ROSANA HESSEL

 

Acompanhando a queda generalizada das bolsas na Ásia e na Europa, devido ao alastramento do novo coronavírus pelo mundo, a Bolsa de Valores de São Paulo (B3) abriu o pregão desta sexta-feira (06/03) no vermelho, ficando abaixo de 100 mil pontos. 

 

Em menos de 15 minutos após a abertura das negociações, o Índice Bovespa, principal indicador da B3, registrava recuo de 4%, a 98 mil pontos. As companhias aéreas Azul e Gol lideram a queda, uma vez que, na Inglaterra, uma empresa de aviação regional quebrou devido ao cancelamento dos voos.

 

Ontem, o Ministério da Saúde informou o registro dos primeiros casos de transmissão local da doença COVID19, transmitida pelo novo coronavírus. Hoje, o governo da Bahia confirmou o nono caso no país.  Esse cenário tem deixado os operadores em estado de alerta para uma desaceleração maior na economia doméstica que cresceu apenas 1,1% em 2019. As previsões para a atividade neste ano já estão em queda livre.

 

O dólar comercial apresenta-se estável durante a manhã, cotado a R$ 4,652 para a venda, uma variação positiva de 0,02% sobre a véspera. O Banco Central anunciou para hoje mais um leilão de US$ 2 bilhões de contratos de swap câmbial como forma de tentar conter a escalada da divisa norte-americana que, até ontem, acumulava alta de 15,9% no ano.