BNDES fecha parceira com banco de fomento alemão

Publicado em Economia

O diretor de Planejamento e Crédito do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Carlos Alexandre Da Costa, assina, na próxima semana, na sede da instituição no Rio, com o KfW (banco de fomento alemão) um acordo inédito para a utilização de um sistema que tem, por objetivo, aumentar a transparência e a eficiência no uso de fundos públicos em projetos de cooperação.

O Fundo Amazônia será o primeiro a usar o novo sistema. O fundo, de US$ 1,2 bilhão, administrado pelo BNDES tem por objetivo apoiar projetos que previnam e combatam o desmatamento na Amazônia. É formado por doações da Noruega e da Alemanha por meio do KfW.

 

O novo sistema está baseado na tecnologia de blockchain, o tal “protocolo da confiança”, base de dados que armazena transações de forma permanente e imutável, impedindo alterações retroativas ou não autorizadas.

 

Por meio da parceria estabelecida, o BNDES participará do desenvolvimento do sistema TruBudget, simulando transações em ambiente de teste, com base nos fluxos de trabalho e dados do Fundo Amazônia.

 

Brasília, 10h14min