BC REFORÇA GRUPO DE FISCAIS PARA MONITORAR BTG PACTUAL

Publicado em Sem categoria

O Banco Central escalou um grupo de técnicos para acompanhar as movimentações do Banco BTG Pactual, de André Esteves, que agora ficará preso por tempo indeterminado. Há uma grande preocupação entre integrantes da autoridade monetária com o que pode ocorrer na instituição enredada pela operação Lava-Jato.

 

Desde a semana passada, o BTG Pactual vem registrando saques maciços. Até a sexta-feira, evaporaram quase R$ 4,5 bilhões. O BC teme que, com a reabertura dos mercados hoje, sobretudo os dos Estados Unidos, que vêm de um feriado prolongado, as retiradas se acelerem.

 

Nem mesmo a venda dos 12% que o BTG tem na Rede D’Or, por quase R$ 2,5 bilhões ao fundo soberano GIC, de Cingapura, será suficiente para acalmar os ânimos. André Esteves renunciou hoje às presidências executiva e do Conselho de Administração do banco.

 

Não será surpresa se, diante do agravamento da situação do BTG Pactual, o BC obrigar André Esteves a vender sua participação no banco. Por lei, a autoridade monetária não pode aceitar que pessoas consideradas inidôneas façam parte do controle de instituições financeiras. Mesmo ainda não sendo condenado oficialmente, Esteves já  está sendo visto como pária pelo sistema.

 

Brasília, 23,16min