BC reduz juros em um ponto percentual, para 9,25% ao ano

Publicado em Economia

POR ANTONIO TEMÓTEO

 

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) reduziu a taxa básica de juros (Selic) em um ponto percentual, para 9,25% ao ano. A decisão, tomada por unanimidade pelo colegiado, era amplamente esperada pelo mercado.

 

O que os analistas querem saber agora são os próximos passos do BC. Diante da escalada da crise política, das pressões inflacionárias decorrentes da alta de impostos e da possível mudança de bandeira tarifária, há risco de que o ritmo de queda de juros diminua significativamente.

 

O risco de que o governo não cumpra a meta de fiscal de 2017, que prevê um rombo de R$ 139 bilhões nas contas públicas, também está no radar dos analistas. A equipe de Ilan Goldfajn tem dado peso significativo ao reequilíbrio nas finanças do Executivo como condição para reduzir os juros.

 

Apesar das pressões, a mediana das expectativas do mercado apontam que os juros terminarão o ano entre 7% e 8% ao ano. Além disso, as projeções para inflação ancoradas e o IPCA tem surpreendido positivamente. Uma piora do ambiente interno, entretanto, pode prejudicar esse processo, sobretudo se o preço do dólar subir consideravelmente.