Bancos criam serviço de transferência 24 horas baseado em blockchain

Publicado em Economia

POR ANTONIO TEMÓTEO

 

Clientes do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal, do Sicoob, do Banrisul e do Santander poderão fazer transferências de recursos entre si, 24 horas por dia, incluindo fins de semana, com dinheiro caindo na conta em questão de minutos.

 

Isso será possível porque as instituições financeiras desenvolveram em conjunto um serviço, baseado em blockchain, para os correntistas. Não será necessário um novo aplicativo. A ferramenta está disponível, por meio de atualização nos mobile banking já disponíveis.

 

O usuário fará transferências seguras apenas selecionando o contato da agenda telefônica. O serviço dispensa a necessidade de informar CPF, número do banco, agência e conta-corrente, como normalmente acontece ao enviar um DOC ou TED.

 

O projeto, conhecido internamente pelos bancos como Sistema Financeiro Digital (SFD), possibilitará transferências de valores entre pessoas, serviço conhecido como peer-to-peer (P2P). A novidade é que os recursos transferidos não precisarão passar por custódia de uma terceira parte. Atualmente, quem recebe uma a transferência realizada na sexta-feira a noite, só recebe o dinheiro em conta na segunda-feira. No SFD o serviço estará disponível 24 horas, sete dias por semana.

 

Para eliminar o terceiro, os bancos usarão o sistema de registros por meio de uma rede privada de Blockchain, ou Distributed  Ledger Technology (DLT). O projeto piloto do projeto será iniciado nos próximos meses, para em seguida, ser disponibilizado aos clientes.

 

O projeto está pronto a algum tempo, mas os bancos foram pressionados pelas bandeiras de cartão para adiar o lançamento da ferramenta. Caso o serviço pegue e mais instituições financeiras façam adesão, o uso de cartões tende a diminuir.