Banco do Brasil inicia processo de reestruturação

Publicado em Economia

POR PAULO SILVA PINTO E ANTONIO TEMÓTEO

 

O Banco do Brasil (BB) acaba de iniciar o processo de reestruturação. Os 93 funcionários da Diretoria de Crédito Imobiliário (Dimob) foram avisados no final da tarde de hoje que a área será integrada à Diretoria de Empréstimos e Financiamentos (Diemp), na qual trabalham outras 133 pessoas. O enxugamento será inevitável. O diretor da seção que está sendo extinta, Hamilton Rodrigues, vai se aposentar.

A Diretoria de Habitação foi criada há cinco anos, separando-se da Diemp, quando o Brasil e o governo bombavam e a popularidade de Dilma Rousseff estava nas alturas. Não há dúvidas de que a área perde prestígio dentro do banco. O foco da área era o programa Minha Casa Minha Vida, uma das principais vitrines da administração petista. O BB é hoje o segundo em crédito imobiliário, com uma carteira de R$ 53 bilhões em financiamentos, perdendo apenas para a Caixa Econômica Federal.

Outra diretoria deverá ser extinta no processo de restruturação, mas ainda não se sabe qual. A extinção da diretoria é o início do processo de reestruturação da estatal comandada por Paulo Rogério Caffarelli. Duas unidades vinculadas diretamente a ele também deverão ser cortadas. Além de reduzir a estrutura organizacional, ele deve anunciar nos próximos dias um plano de demissões voluntárias.

Os números ainda não estão definidos. Comenta-se nos corredores do BB que a meta da instituição da financeira é de reduzir em até 18 mil o número de empregados de um total de 115 mil colaboradores. A ideia do governo do presidente Michel Temer é tornar a instituição mais leve, o que poderá também reduzir o escopo de negócios.

Brasília, 18h30min