Após ruídos, equipe econômica se une em relação à TLP

Publicado em Economia

POR ANTONIO TEMÓTEO

Após integrantes da equipe econômica divergirem sobre a eficiência da Taxa de Longo Prazo (TLP,) os ministros da Fazenda, Henrique Meirelles, do Planejamento, Dyogo Oliveira, o presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, e o presidente do BNDES, Paulo Rabello de Castro divulgaram nota conjunta para elencar os benefícios da decisão tomada pelo governo. A TLP foi criada para substituir a Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP).

 

Conforme o comunicado, a a TLP protegerá o trabalhador, na medida em que melhora a remuneração do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), que hoje é deficitário. Além disso, contribui para a o equilíbrio fiscal, pois melhora a rentabilidade dos recursos públicos, oriundos de receita tributária, que formam os fundos abrangidos pela medida.

 

A MP, segundo os integrantes da equipe econômica, contribuirá para aumentar a potência da política monetária e para a redução da taxa de juros estrutural da economia brasileira. “Ao reduzir o volume de crédito alheio aos efeitos do principal instrumento de política monetária, a TLP permitirá a redução na taxa estrutural de juros, com reflexos positivos na diminuição do custo do crédito no país”, destacou o nota.

 

A equipe econômica ainda se comprometeu em encaminhar ao relator da proposta, deputado Betinho Gomes (PSDB-PE), uma nota técnica com com esclarecimentos sobre a medida.