15 milhões de meninas com menos de 18 anos se casam todos os anos

Publicado em Economia

MARLLA SABINO

Dados compilados pelo Banco Mundial (Bird), que serão divulgados nesta quinta-feira, 9, dão uma dimensão estarrecedora da situação de milhões de meninas por todo o mundo.

 

A cada ano, 15 milhões de meninas se casam em todo o planeta antes de completarem 18 anos. No Brasil, 36% da população feminina se encontra nesta situação.

 

Boa parte dessas meninas está em situação de vulnerabilidade. Tem baixo nível de educação e histórico familiar de gravidez na adolescência. Há, ainda, a questão cultural, como na Índia, em que as famílias acertam os casamentos.

 

Segundo o Bird, As meninas que se casam antes dos 18 anos têm mais chances de se tornarem vítimas de violência doméstica e estupro marital. Sem estrutura emocional consolidada, acabam se submetendo à violência como se fosse algo normal.

 

Os dados coletados pelo Banco Mundial estão no relatório Fechando a Brecha: Melhorando as Leis de Proteção à Mulher contra a Violência, que será detalhado em um seminário realizado pela instituição em parceria com o Fundo de População das Nações Unidas (Unfpa) e a ONU Mulheres.

 

Brasília, 15h01min