Mengão

Vencer Vencer Vencer, disco em homenagem ao Flamengo de Edu Kneip

Publicado em Matéria

Cantor e compositor paulista lança CD em que homenageia a geração e ouro do Flamengo, narrando musicalmente grandes conquistas do rubro-negro

Antes de qualquer coisa, impressiona a memória prodigiosa de Edu Kneip, capaz de armazenar tantos dados e informações sobre um dos períodos mais gloriosos da história do Flamengo. Em parte, isso tem a ver com o fato de ele ser um rubro-negro apaixonado e ter vivido tudo o que narra, quando era criança.

Este preâmbulo tem uma finalidade: discorrer sobre Vencer vencer vencer, álbum que Edu, está lançando, tendo como foco 11 vitórias históricas do “mais querido”, no período que vai de 1978 e 1992. Tudo é contado musicalmente, uma vez que o compositor criou temas diversos para relatar aspectos e curiosidades dos jogos que levaram o Mengo a grandes conquistas.

Por meio de O Deus da Raça, por exemplo, ele leva a quem escuta seu relato a ter uma noção clara de como Rodinelli, de cabeça, marcou o gol da vitória do Flamengo sobre o Vasco da Gama, após cobrança de escanteio por Zico, no Maracanã, em 1978. O tradicional estádio foi palco também para a goleada aplicada pelo time de Zico e companhia no Botafogo de Jairzinho,em 1981, narrada melodicamente, com propriedade, do começo ao fim, por Edu, na faixa O Troco.

Ainda mais emocionante é quando o cantor, cheio de euforia, em Os 11 Samurais — glorifica os campeões do mundo de 1981, na épica a vitória de 3 x 0 sobre o os ingleses do Liverpool, no Japão, em 1981, deixando os conterrâneos dos Beatles frustrados…

“Quis com esse projeto prestar homenagem ao grande Flamengo de 1978 a 1983, de Zico, Júnior, Adílio, Leandro, Andrade, Tita, Nunes, Raul, Rondinelli e Júlio Cesar Uri Geller. O Flamengo campeão do mundo”, explica o paulista de Taubaté e morador do Rio de Janeiro desde os 6 anos.

Todos os homenageados, de alguma forma, deram sua contribuição para que Edu realizasse o Vencer Vencer Vencer. Há fotos deles com o autor no encarte do CD, assim como um texto de Zico, que na abertura proclama: “Esse trabalho de Edu Kneip é fantástico”.

O cantor e compositor que, anteriormente, havia lançado dois discos, tem músicas gravadas por grandes nomes da MPB como Guinga, Mônica Salmaso, Leila Pinheiro, Simone Guimarães, e pelos novatos Thiago Amud, Ilessi e Luiza Borges.

Quem desejar adquirir o disco, pode entrar em contato com o cantor pelo e-mail edukneip@hmail.com; WhatsApp (021) 99979-4062; ou pelo https://facebook.com/EduKneip