Credito: Caroline Bittencourt/Divulgacao. Los Hermanos. Crédito: Caroline Bittencourt/Divulgação. Los Hermanos.

Sons da Noite: Último fim de semana de março terá várias opções culturais no Eixo Monumental

Publicado em Coluna Sons da Noite

Confira a coluna Sons da Noite desta sexta-feira (5/4) publicada no Divirta-se Mais

Eixo musical

No último fim de semana deste mês, o Eixo Monumental se transformará num território da música. É que, naquele período, eventos para apreciadores de MPB, choro, rock e axé music estão programados em diferentes espaços dessa área nobre de Brasília.

Entre 26 e 28, na área externa do Clube do Choro, ocorre o Festival Internacional de Choro. Nos dias 27 e 28, o estacionamento da área externa do Ginásio Nilson Nelson recebe o Festival Micarê, que reúne Durval Lelys, Saulo, Harmonia do Samba e Bell Marques. Dia 27, Los Hermanos faz concerto no Estádio Nacional Mané Garrincha, enquanto Djavan se apresenta no auditório master do Centro de Convenções. Consultar classificação indicativa dos eventos.

Eu recomendo
Iara Gomes, mestra em Jazz Composition & Arrangement e Jazz Piano Performance, pela University of Louisville (EUA) abre, sexta-feira, às 20h, a programação de abril do projeto Acontece no museu (Museu Correios/ Setor Comercial Sul). No show Dois cantos, ela toca composições autorais, acompanhada por Caio Fonseca (bateria), Lucas Fernandes (baixo) e Thanise Silva (flauta). Classificação indicativa livre.

Rock clássico
Banda mineira com passagem pelos palcos brasilienses desde o fim da década de 1970, o 14 Bis volta à cidade em 18 de maio, para apresentação no Minas Hall (Setor de Clubes Norte). No show Acústico II ao vivo, Cláudio Venturini, Sérgio Magrão, Vermelho e Heli Rodrigues têm a companhia de César de Mercês e Celso Nascimento. Não recomendado para menores de 18 anos.

Trio roqueiro
Ex-integrante da banda brasiliense Little Quail e líder da carioca Autoramas, o guitarrista e vocalista Gabriel Tomaz retornará à cidade para show dia 21, às 20h, pela programação artística do sétimo aniversário do Picnik, no Centro Cultural Banco do Brasil. Ele será acompanhado por Jairo Fajer (baixo) e Bruno Peras (bateria). Classificação indicativa livre.

Axé brasiliense
A mais axezeira das cantoras brasilienses, Adriana Samartini é a atração musical da Sparkling Wine Fair (feira internacional de espumantes), dia 14 próximo, a partir das 16h, no Oliver (Setor de Clubes Sul). O DJ Thiago May comanda as picapes. Não recomendado para menores de 18 anos.

Sopro estelar
O saxofonista Widor Santiago, que iniciou a carreira na capital, no conjunto Brasília Som 7, integra a banda de Milton Nascimento em show, dia 13 próximo, no auditório master do Centro de Convenções Ulysses Guimarães. O músico já acompanhou outros nomes estrelares da MPB, entre os quais Erasmo Carlos, Djavan, João Bosco, Emílio Santiago, Cazuza e Baby do Brasil. Não recomendado para menores de 12 anos.

Simples desejo
Ausente dos palcos brasilienses há vários anos, Luciana Mello (filha do saudoso Jair Rodrigues) volta à capital para apresentação no dia 11, na Cervejaria Criolina (SOF Sul). No show a cantora paulistana interpreta sucessos do seu repertório, como Assim que se faz, Brasileira guerreira, Olha pra mim e, claro, Simples desejo. Não recomendado para menores de 18 anos.

Tempero cubano

2019. Crédito: Arquivo Pessoal. Cultura. Banda Orishas.

Consagrado grupo de hip-hop, o cubano Orishas está em turnê pelo país. No dia 11, o trio formado por Roldán González, Yotuel Romero e Ruzzo Medina, faz show na Shed (Setor de Clubes Sul) e lança o álbum Gourmet. No setlist, além de músicas do novo trabalho, sucessos anteriores como Atrevido, Despójame, Cuba Isla Bella, Guajiro, Mistica e Havana 1957. Não recomendado para menores de 18 anos.