Crédito:Yago de Oliveira/Divulgação. Músico Tuca Fernandes. Crédito:Yago de Oliveira/Divulgação. Músico Tuca Fernandes.

Sons da Noite: Trios elétricos invadem Brasília no Festival Micarê

Publicado em Coluna Sons da Noite

Confira a coluna Sons da Noite publicada nesta sexta-feira (19/4) no caderno Divirta-se Mais

Folia brasiliense
A cantora brasiliense Adriana Samartini vai se juntar a Saulo e Durval Lelys, na abertura do Festival Micarê, no dia 27 próximo, na área externa do Ginásio Nilson Nelson. Já Tuca Fernandes, Rafa e Pipo se apresentam antes do Harmonia do Samba e de Bell Marques, dia 28, no enceramento da folia brasiliense. O Festival é uma espécie de revival da Micarecandanga, evento que movimentou Brasília na década de 1990, no auge da axé music, reunindo milhares de pessoas atrás dos trios elétricos, no Eixo Monumental e — por dois anos — na Esplanada dos Ministérios.

Eu recomendo
De volta aos palcos é o nome do show que Valéria Fajardo apresenta no sábado (20/4), às 21h, no Feitiço Mineiro (306 Norte). Acompanhada por Marcus Fonseca (piano) e Leandro Barcelos (flauta e sax), a cantora e compositora brasiliense interpreta músicas autorais do primeiro CD, Lugar e hora; e do novo disco, intitulado Vitrines, que lança em julho, no Brasil, em Portugal e na Irlanda. Não recomendado para menores de 18 anos.

Grande Djavan!
Em turnê pelo país, Djavan chega no dia 27 à capital para apresentação no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Embora o show Vesúvio tenha por base o CD homônimo, aqui o cantor nunca deixa de incluir no repertório o clássico Linha do Equador (parceria dele com Caetano Veloso), em que na letra há referência ao céu de Brasília. Não recomendado para menores de 12 anos.

Show retrospectivo
O grupo Los Hermanos fará uma retrospectiva da carreira no show do dia 27 próximo, no Estádio Mané Garrincha. Marcelo Camelo, Rodrigo Amarante, Rodrigo Barba e Bruno Medina passearão pelo repertório dos álbuns Los Hermanos (1999), Bloco do eu sozinho (2001), Ventura (2003) e 4 (2005) e mostrarão a canção inédita Corre corre. Não recomendado para menores de 16 anos.

Canta, Gavião
Evento que ocorria paralelamente aos projetos Cabeças, Panelão da Arte e Feira de Música, na década de 1980, o Canta Gavião está sendo retomado. A primeira edição, em homenagem a Cássia Eller, ocorre no sábado da próxima semana, na Aruc (Cruzeiro Velho), sob a coordenação de Robson Silva. Entre as atrações estão o cantor Leal Carvalho, os grupos Baque Mulher e Dadá Quixabeira e as bandas Xote Regueado, Subinstante e Kábula. Classificação indicativa livre.

Samba simpatia
A cantora brasiliense Deborah Vasconcellos, radicada no Rio de Janeiro, volta à cidade no dia 30 para participar da primeira edição do Samba Simpatia, no Canteiro Central do Setor Comercial Sul. Outros destaques do evento são os cantores Marcelo Sena, Alexandre Équi, o músico Tyayro Pimenta e o Bloco Pimenteira. Não recomendado para menores de 18 anos.

Coletivo musical
Três shows pelo projeto Uníssono vão ocupar o Museu Correios (Setor Comercial Sul) sexta (19), a partir das 20h. Sobem ao palco o cantor goiano Flip Gonzales, a cantora Mariana Camelo e a banda pop Entre ilhas, formada por Marcos Matias (guitarra), Athos Carvalho (bateria) e João Victor Santos (vocal). Classificação indicativa livre.

Diferentes gerações

Crédito: Lauren Desber/Divulgação. Yotam Silberstein

O show do dia 27 próximo pelo Festival Internacional de Choro, na área externa do Clube do Choro (Eixo Monumental), reunirá músicos de diferentes gerações. No palco se revezarão Armandinho Macedo, Moisés Alves, Ian Cury, Tiago Tunes, Júnior Viegas, Matheus Donato, Spock e o israelense Yotam Silberstein (foto). Não recomendado para menores de 14 anos.