Toscanini Heitor - Divulgação Crédito: Toscanini Heitor/Divulgação. Samba Urgente

Sons da Noite: Retrospectiva de shows e eventos em Brasília

Publicado em Coluna Sons da Noite

Confira a coluna Sons da Noite desta sexta-feira (27/12)

Shows marcantes

Ao longo da temporada de 2019, o Centro de Convenções Ulysses Guimarães recebeu uma série de shows no auditório master. Quatro deles foram marcantes, pelo que os artistas apresentaram e pela interação com a plateia: Ney Matogrosso (Bloco na Rua), em 26 de maio e 8 de dezembro; Gal Costa (A pele do futuro), em 6 de julho; Gilberto Gil (OK OK OK), em 12 de outubro; e Milton Nascimento (Clube da Esquina), em 7 de novembro.

Público recorde
O show recordista de público deste ano foi o da turnê de Nossa história, que marcou o retorno da dupla Sandy & Junior. Os irmãos reuniram no Estádio Nacional Mané Garrincha plateia de 30 mil fãs, em 20 de julho.

Praia diversificada
O projeto Na Praia, na edição de 2019, trouxe, entre julho e setembro para a Orla Norte do Lago Paranoá, nomes em evidência na cena musical brasileira, como Marília Mendonça, Gusttavo Lima, Wesley Safadão, para shows aos sábados. Mas vieram também artistas consagrados da MPB e do pop rock nacional, entre eles Djavan e Alceu Valença, Zeca Pagodinho, Nando Reis, Lulu Santos, Capital Inicial e Dado Villa-Lobos, que foram atrações da Quinta Cultural.

Festivais temáticos
Entre os muitos festivais temáticos que ocorreram na capital em 2019, cinco, com propostas diversificadas, chamaram a atenção: o Funn Fest (Parque da Cidade) e o CoMa (3 e 4 de agosto, na área do Complexo Cultural da Funarte); o Yalodê, de 1º a 3 de novembro, na área externa do Museu Nacional da República; o Favela Sounds, de 11 a 17 de novembro, em cidades do DF e arena lounge do Estádio Nacional Mané Garrincha; e o Pavilhão Luz nos fins de semana desse mês, também na área interna do estádio.

Choro internacional
Um grande evento de música instrumental ocupou, de 23 e 28 de abril, o espaço do Clube do Choro de Brasília: o Encontro Internacional de Choro (Eicho), que reuniu renomados músicos nacionais e do exterior, entre os quais Yamandu Costa, Marco Pereira, Carlos Malta, Robertinho Silva, Rogério Caetano, Henrique Cazes. Além de shows, eles estiveram à frente de oficinas.

Eterno maestro
O grande homenageado da temporada de 2019 da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional foi Cláudio Santoro, na passagem do centenário. O conjunto, sob a regência do maestro Cláudio Cohen, reverenciou o compositor e maestro em várias apresentações e, em duas delas, houve a exibição do documentário sobre ele e do Ballet Brasília, dirigido pela viúva Gisèle Santoro.

Ocupação de espaços
Uma roda de samba comandada por jovens músicos brasilienses teve grande destaque este ano na cidade. Denominado Samba Urgente, e com o objetivo de ocupar espaços urbanos da cidade, o grupo reuniu multidões no Canteiro Central (Setor Comercial Sul), Setor Bancário Norte e na ocupação da Piscina com Ondas, no Parque da Cidade, onde, em setembro, tocou para 10 mil pessoas.