CBNFOT050720190046 Crédito: Vera Donato/Divulgação. Brasil. Rio de Janeiro - RJ. Cultura. A cantora Maria Bethânia faz pré-estreia de seu novo show "Claros Breus" no Clube Manouche, no Rio de Janeiro.

Sons da Noite: Maria Bethânia apresenta show intimista no espetáculo Claros breus

Publicado em Coluna Sons da Noite

Confira a coluna Sons da Noite desta sexta-feira (2/8) publicada no caderno Divirta-se Mais

Diva dos palcos

Ao longo da carreira, Maria Bethânia tem feito shows memoráveis, entre eles os clássicos Rosa dos ventos e Drama. Nas quintas-feiras de julho, ela apresentou o espetáculo Claros breus para plateias de 100 pessoas na Manouche — pequena casa no Rio de Janeiro, com um ambiente que remete à boate, local onde cantou no início da trajetória artística.

Estive entre os privilegiados que assistiram à última dessas apresentações intimistas, na qual Bethânia interpretou músicas consagradas, composições inéditas e textos que intermedeiam os blocos de canções. Ela arrebatou os espectadores em vários momentos, mas principalmente quando soltou a voz em Olhos nos olhos (Chico Buarque), Grito de alerta (Gonzaguinha) e Evidências (José Augusto e Paulo Sérgio Valle).

Neste final de semana, a diva da MPB, acompanhada por sua banda, inicia pelo Credicard Hall, em São Paulo, a turnê de Claros breus com a qual ocupará grandes espaços em outras capitais brasileiras e que a levará a Portugal. Na agenda, por enquanto, não tem data marcada para Brasília.

Eu recomendo
Tributo ao compositor tcheco Bohuslav Martinu será prestado sexta (2/8), às 20h, pelo grupo formado por Ana Amélia Gomide (piano); Vaclav Vinecky (oboé); Sindnei Maia (flauta); Fernando Machado (clarineta); Flávio Figueiredo e Cristina Porto (fagote), na Casa Thomas Jefferson Hall (entrequadra 706/906 Sul). Do programa fazem parte também peças do francês Francis Poulenc do norte-americano Walter Piston. A entrada é franca. Classificação indicativa livre.

Puro jazz
Canções consagradas do repertório de George Gershwin, Wayne Shorter, John Coltrane e Ray Charles serão interpretadas por Serge Frasunkiewicz (piano), Jhoninha Medeiros (contrabaixo acústico) e André braz (bateria), do Memorial Jazz Trio, no Dolce Day, promovido pela Dolce Far Niente (215 Sul), no dia 27 próximo, às 20h. Haverá a participação do saxofonista Dirceu Decknes e do cantor Tico de Moraes. Classificação indicativa livre.

Na brasa
Os grupos Cerrado Kentucky, Procurados Blues Band e O Bar e o Banjo serão as atrações do Brasas Festival, no dia 11 deste mês, das 11h às 20h, no estacionamento 4 do Parque da Cidade. O DJ Renê Ricochete comandará as picapes. Classificação indicativa livre.

Três primeiros
Em nova turnê pelo país, o Skank chega a Brasília para apresentação dia 10, no auditório master do Centro de Convenções Ulysses Guimarães. O show tem por base os três primeiros discos lançados pela banda mineira: Skank (1992), Calango (1994) e O Samba Poconé (1996). Não recomendado para menores de 14 anos.

Vozes nordestinas
Clássicos do cancioneiro nordestino estão no repertório de Cantadores e Cantoria, show que Elomar, Xangai e Geraldo Azevedo fazem na próxima sexta-feira, às 21h, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Arrumação, O pedido, Matança, Estampas Eucalol, Moça bonita e Barcarola do São Francisco são algumas delas. Não recomendado para menores de 14 anos.

Rock finlandês
Banda de hard rock que já abriu show do Bon Jovi, Guns N’ Roses e Whitesnake, a finlandesa Santa Cruz inicia por Brasília sua turnê pelo Brasil. A apresentação será na próxima quinta-feira, às 22h, no O’Rilley Irish Pub (409 Sul). Não recomendado para menores de 18 anos.

Bruxo do som

Crédito: Matheus José/Divulgação. Hermeto Pascoal.

Hermeto Pascoal, o bruxo do som é a grande atração do Picknick Festival, que ocorre nos dias 10 e 11 próximos, no Memorial dos Povos Indígenas (Eixo Monumental). Otto, Felipe Cordeiro, Ava Rocha e a banda brasiliense Rios Voadores são outros destaques do evento. Classificação indicativa livre.