CBNFOT220620170110 21/06/2017. Credito: Alan Santos/MacroStudio. Cantora portuguesa Carminho canta Tom Jobim,

Sons da Noite: Carminho estará em Brasília no próximo dia 28

Publicado em Coluna Sons da Noite

Confira a coluna Sons da Noite publicada nesta sexta-feira (15/11)

Diversidade musical

O palco do auditório master do Centro de Convenções Ulysses Guimarães será ocupado no fim deste mês por show de propostas diversas. No dia 21, o jovem cantor e compositor Tiago Iorc trará para o brasiliense o projeto Acústico MTV, com canções autorais, entre elas, Desconstrução, Hoje lembrei do teu amor, Me tira pra dançar e Tangerina.

A cantora portuguesa Carminho (foto) lançará, no dia 28, o álbum Maria, em que interpreta fados autorais, como A mulher vento, A Tecedeira, Desengano e Estrela; enquanto Zé Ramalho celebrará 40 anos de carreira cantando sucessos da importância de Avôhai, Beira-mar, Chão de giz, Eternas ondas e Vila do Sossego, no dia 29. Não recomendado para menores de 14 anos.

Eu recomendo
Moraes Moreira homenageará João Gilberto em pocket show de voz e violão, na próxima terça-feira, às 19h30, em tenda instalada na área externa do Centro Cultural Banco do Brasil. A apresentação faz parte da programação da sexta edição do Festival Internacional Cinema Transcendência. Antes, às 17h, haverá a exibição do filme Onde está você: João Gilberto; e depois, às 20h30, será mostrado o documentário Os Filhos de João — O Admirável Mundo Novo Baiano. A entrada é franca. Não recomendado para menores de 14 anos.

Canções consagradas
Dois expoentes da MPB, a cantora Áurea Martins e o pianista Cristovão Bastos (parceiro de Chico Buarque) se apresentam, nos dias 6 e 7 de dezembro, no Feitiço Mineiro (306 Norte). No show, eles mostram o repertório do Amor em paz, disco em que interpretam composições autorais e fazem releitura de canções consagradas. Não recomendado para menores de 18 anos.

Ritmos brasileiros
O Expoestados é show, uma espécie de painel de ritmos brasileiros, que ocorre no dia 23, a partir das 21h, na Quadra 6 do Setor Comercial Sul, e tem como principal atração o cantor e compositor maranhense Zeca Baleiro, que lançou recentemente o álbum O Amor no caos. Outros destaques do evento são a carioca Dhi Ribeiro, a amapaense Emília Monteiro e o grupo brasiliense 7 na Roda. Não recomendado para menores de 18 anos.

Samba & choro
Fundador da Margem — historicamente a primeira banda de rock de Brasília — e ex-integrante de orquestra sinfônica, o multi-instrumentista Ney Rosauro faz show sábado (16/11), às 21h, no Espaço Cultural do Choro (Eixo Monumental). Acompanhado por Oswaldo Amorim (baixo), Francisco Abreu (marimba e vibrafone) e Renato Brasa (bateria), ele surpreende ao tocar choro e samba. Não recomendado para menores de 14 anos.

Novo espaço
Os músicos brasilienses passam a contar com um novo palco para mostrar o trabalho que realizam, ao ocupar espaço cultural aberto pelo Le Parisien, restaurante francês da 103 Norte. Quem se apresenta ali sábado, às 20h, é o saxofonista Eduardo Guimarães, intérprete de MPB e standards jazzísticos.

Show intimista

2019. Crédito: Beatriz Giacomini/Divulgação. Cultura. B Hotel Brasília homenageia ritmos da Música Popular Brasileira. Na foto, o compositor Zé Renato.

Show intimista, intitulado Eu e meu violão, é o que Zé Renato fará no dia 23, às 20h30, no B Hotel Brasília. Nesse recital, o cantor e compositor carioca interpretará canções que marcaram sua carreira, como Anima (parceria com Milton Nascimento), Feitio de oração (Noel Rosa), Mascarada (Zé Keti e Elton Medeiros) e Toada, clássico do grupo Boca Livre, do qual é um dos fundadores. Classificação indicativa livre.