Carminho
Carminho Cantora Carminho (Créditos: Natália Fabiana) Carminho

Show de Carminho com canções de Tom Jobim arrebata o brasiliense

Publicado em Música

Em apresentação no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, Carminho emocionou o público da capital.

Um privilégio para o brasiliense. No dia 26 de novembro o público se emocionou ouvindo o português Antônio Zambujo cantar músicas de Chico Buarque, registradas no CD Até pensei que fosse minha, em apresentação no Auditório Planalto do Centro de Convenções Ulysses Guimarães. No domingo (10) foi a vez de Carminho encantar a plateia que superlotou aquele espaço com o show em que prestou homenagem a Tom Jobim. Há um ano a cantora lusitana havia lançado um álbum só de composições do Maestro Soberano, que teve ótima acolhida no Brasil e frequentou por meses o topo da lista dos discos mais vendidos em seu país.

Originariamente uma intérprete de fados, Carminho não abriu mão do seu estilo, nem do sotaque, ao interpretar as eternas canções do compositor carioca; e conquistou o ouvido e o coração dos espectadores, que a acolheu com aplausos calorosos e fartos elogios — feitos após o concerto.

Carminho
Carminho ao lado dos músicos no palco (Créditos: Natália Fabiana)

Todos os clássicos da obra de Tom, recriados de forma personalíssima, foram levados pór Carminho para o repertório — de O que tinha de ser a Por causa de você (gravada numa versão em inglês sob o título Don’t ever go away), passando por Triste, Wave, Luiza e Modinha. Os aplausos mais demorados foram para Falando de amor e Retrato em branco e preto. Antes de cantá-la, ela contou que pediu a Chico Buarque, o autor da letra para fazer a troca de pronome pessoal você por tu — que se adequa mais ao português de Portugal.

Carminho
Tive a oportunidade de me encontrar com Carminho depois do show (Créditos: Natália Fabiana)

Em meio ao show, ela canta alguns fados e, no bis, interpreta Saudades do Brasil em Portugal, um raro fado composto por Vinicius de Moraes, com a dramaticidade esperada.

Para acompanhá-la, Carminho, assim como no disco, contou com integrantes da Banda Nova, grupo que acompanhava Tom: o violonista Paulinho Jobim e pianista Daniel Jobim, respectivamente filho e neto do homenageado; o violoncelista Jaques Morelembaum e o baterista Paulo Braga — todos instrumentistas virtuosos.

Ah, sim, os CDs Carminho canta Tom Jobim e Canto — este lançado em 2014 — foram colocados à venda na entrada do auditório. Não chegou para quem quis.