CBNFOT180920180113 Reprodução. Capa do disco Os Bossa Nova, de João Donato, Roberto Menescal, Carlos Lyra e Marcos Valle. Biscoito Fino.

Os Bossa Nova: João Donato, Roberto Menescal, Carlos Lyra e Marcos Valle lançam disco

Publicado em Matéria

Álbum com João Donato, Roberto Menescal, Carlos Lyra e Marcos Valle é reeditado e lançado em comemoração dos 60 anos do movimento que é tido como divisor de águas da música popular brasileira

Nascida na Zona Sul do Rio de Janeiro, em encontros de jovens compositores e músicos — antes de Tom Jobim, Vinicius de Moraes e João Gilberto entrarem em cena — para trocar ideias em bares e apartamentos, na busca de um estilo musical que os representasse. Eles curtiam jazz, bolero, música francesa e a dos impressionistas; e foram influenciados melódica e harmonicamente por esses ritmos, determinantes para que pudessem retratar o cotidiano da juventude do final dos anos 1950, num Brasil que crescia próspero.

Em Copacabana morava o capixaba Roberto Menescal; carioca do mesmo bairro, Carlos Lyra frequentava o bar Plaza, onde encontrava com João Donato, acreano que saia da Tijuca para ouvir as harmonias sofisticadas de Johnny Alf, que fizeram dele o precursor da bossa nova. Menescal estudava no mesmo colégio de Lyra e se aproximou dele, que já tinha uma música gravada, e começaram a tocar juntos. O então menino Marcos Valle, carioca, filho de paraenses e descendente de alemães, também morador de Copacabana, passou a fazer parte do grupo. Logo depois, mais precisamente em 1958, surgiu o estilo musical que fez história e segue influenciando gerações, em todo o mundo.

João Donato, Roberto Menescal, Carlos Lyra e Marcos Valle, reunidos 2008, gravaram o álbum Os Bossa Nova, com o qual comemorara o cinquentenário do movimento.O CD está sendo relançado, na celebração dos 60 anos da bossa. O projeto idealizado e produzido por José Milton, traz no repertório clássicos como Samba do carioca (Carlos Lyra e Vinicius de Moraes), Teresa da praia (Tom Jobim e Billy Blanco), Vagamente (Roberto Menescal e Ronaldo Bôscoli), Gente (Marcos e Paulo Sérgio Valle) e Até quem sabe (João Donato e Lysias Enio). Há também as Lado B, entre elas Sextante (Carlos Lyra), Balansamba (Roberto Menescal e Ronaldo Bôscoli) e Entardecendo (Marcos Vale e J
João Donato, além da instrumental A cara do Rio (João Donato e Roberto Menescal).

A reedição de Os Bossa Nova tem como novidade duas faixas bônus: Sambeando (Roberto Menescal e Carlos Lyra) e Último aviso (João Donato). O álbum, lançamento da gravadora Biscoito Fino, está disponível em lojas físicas e nas plataformas digitais. O preço sugerido é de R$ 32.